quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Joaquim Graça nos Jogos da Francofonia

Joaquim Graça.
Foto e montagem: O Marchador.
O juiz português Joaquim Graça, membro do painel internacional de juízes de marcha, foi designado para atuar nas provas da especialidade, integradas no programa do atletismo dos 7.os Jogos da Francofonia, que decorrem em Nice, França, desde 7 deste mês, prolongando-se até 15.

O programa do evento inclui 8 modalidades desportivas, além de atividades de matriz cultural. No plano desportivo, além do atletismo, realizam-se competições de basquetebol, ciclismo, futebol, andebol, lutas africana e livre, judo e ténis de mesa.

Joaquim Graça, que já este ano interveio na Taça da Europa de Marcha, terá como companheiros de equipa o suíço Frédéric Bianchi (chefe), a francesa Anne Christine Blanchére, e o argelino Mokhtar Boufaroua, sendo previsível que o grupo seja reforçado com um ou mais dois juízes internacionais, pelo menos.

As provas de marcha, na distância de 20 km, têm o seu início marcado para o dia 14, pelas 10.30 horas, com mínimos de participação fixados em 1.35.00 para os homens, e 1.47.00 para as senhoras.

Sendo a primeira vez que os 20 km são disputados no setor feminino, a recordista dos jogos, na distância de 10 km, é a romena Norica Cîmpean, com o tempo de 44.32, estabelecido na edição de Otava, Canadá, em 2001.

No setor masculino, o tunisino Hatem Ghoula é o detentor do melhor resultado do evento, com 1.22.56, tempo estabelecido, também em Otava. Ghoula, recorde-se, é o único marchador africano que foi ao pódio de uma grande competição internacional. Nos mundiais de Osaca, em 2007, obteve a medalha de bronze nos 20 km marcha.

Ponto de encontro de mais de 3.000 artistas e atletas de todo o mundo, onde o francês é a língua comum dos muitos países participantes, o evento que teve a sua edição inaugural em Marrocos, no ano de 1989, é animado por um princípio fundamental: cooperação e solidariedade.

A próxima edição dos Jogos da Francofonia, em 2017, está marcada para Abidjan, a maior cidade e capital económica da Costa do Marfim.