quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ucrânia receberá a Taça da Europa de 2015

Vista da cidade de Ivano-Frankivsk, na Ucrânia.
Foto: Câmara Municipal de Ivano-Frankivsk
A 11.ª edição da Taça da Europa de Marcha, a realizar em meados do ano de 2015, terá lugar em Ivano-Frankivsk, na Ucrânia. Ihor Hotsul, presidente da Federação de Atletismo da Ucrânia, confirmou, dia 20, em conferência de imprensa, a decisão da Associação Europeia de Atletismo.

Por sua vez, Vitaly Mateshko, presidente da Associação de Atletismo de Ivano-Frankivsk, referiu que, depois de corrigidas alguns aspetos iniciais, verificados aquando da apresentação de uma primeira candidatura, viram os seus propósitos coroados de êxito e agora iniciarão o ciclo de preparação de um dos maiores eventos desportivos continentais.

A cidade realiza anualmente um importante festival de marcha atlética em que os 50 km constituem a prova mais importante do evento. O recorde da competição está na posse do ucraniano Serhii Budza, com o tempo de 3.56.11 horas.

Recentemente, realizou-se a 17.ª edição internacional do referido festival e testou-se o novo circuito de 50 km marcha, provavelmente o mesmo que albergará a Taça da Europa. Ihor Sakharuk (Ucrânia) venceu com 3.57.24, e o segundo classificado foi o seu compatriota Andriy Hrechkovskyy, com 3.58.26, o primeiro na categoria sub-23, obtendo um novo recorde pessoal.

Ivano-Frankivsk, com uma população estimada em cerca de 250 mil habitantes, foi fundada em 1662, com o nome de Stanislavov (apelido de uma família da burguesia polaca), e aquando da celebração do seu 300.º aniversário, em 1962, foi-lhe atribuída a atual designação, em honra de Ivano Franko, escritor ucraniano e personalidade pública, que aí escreveu muitas das suas obras literárias.