domingo, 3 de novembro de 2013

Berlim sede dos Campeonatos Europeus de Atletismo em 2018

Berlim acolheu em 2009 uma excelente edição dos mundiais.
Foto: AP
Em reunião do Conselho Executivo da Associação Europeia de Atletismo, realizada ontem em Zurique, foi decidido atribuir a Berlim o encargo da realização da 24.ª edição dos Campeonatos Europeus de Atletismo. Hansjorg Wirz, presidente do organismo europeu, declarou estar convencido de que Berlim organizará uns grandes campeonatos.
 
Cidade com grandes tradições na organização de importantes competições internacionais, uma das quais, os Mundiais de Atletismo, em 2009, que ficou na memória das gentes da marcha atlética pelo fantástico apoio do público que se aglomerou, em três filas, ao longo de todo o circuito de 2 quilómetros, no centro da cidade, também ficou marcada pela boa atuação dos portugueses, com especial incidência para o 5.º lugar de Vera Santos, e ainda para o 8.º lugar de Kristina Saltanovic.
 
Para os organizadores, o Estádio Olímpico de Berlim, um dos mais modernos da Europa, oferece as melhores condições aos atletas. Apostam todos os esforços num nível técnico elevadíssimo.
 
É a terceira vez que a Alemanha acolhe uns campeonatos europeus, depois de Estugarda, em 1986, e Munique, em 2002. Amesterdão será palco da edição intercalar de 2016, sem provas de marcha.
 
Por três vezes marchadores portugueses obtiveram medalhas na competição, em 1998, por Susana Feitor, 3.º lugar nos 10 km de Budapeste, em 2006 e 2010, por João Vieira que, igualmente, se classificou no 3.º lugar em Gotemburgo e Barcelona, respetivamente.
 
Com a marcha atlética incluída desde a primeira edição dos campeonatos, em 1934, contudo, o setor feminino teve a sua estreia apenas em 1986 com a vitória da espanhola Mari Cruz Díaz nos 10 km. Em 2002, era disputada, pela primeira vez, a distância de 20 km com o triunfo da russa Olimpiada Ivanova.
 
Por países, o ranking de medalhas de ouro é o seguinte: URSS/Rússia, 13; Itália, 5; Espanha, 5; RDA, 5, Grã-Bretanha, 4; Checoslováquia, 3; Suécia, 2; Finlândia, 2; Polónia, 2; França, 2; Bielorrússia, 1; Suíça, 1; Letónia, 1.