quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Bohdan Bulakowski é o novo seleccionador da Guatemala

Bohdan Bulakowski.
Foto: facebook do próprio
A Federação Guatemalteca de Atletismo anunciou esta segunda-feira ter contratado o treinador polaco Bohdan Bulakowski para responsável técnico federativo na área da marcha atlética. O lugar encontrava-se vago desde que o treinador responsável pela medalha de prata de Erick Barrondo nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, o cubano Rigoberto Medina, deixou o cargo, para assumir funções idênticas no vizinho El Salvador, poucas semanas antes dos recentes Jogos Bolivarianos.

Bulakowski já se tinha encontrado no final da semana passada com os nomes mais sonantes da marcha guatemalteca, quando da sua apresentação aos atletas no Estádio Nacional Mateo Flores, na Cidade da Guatemala. Na ocasião, Erick Barrondo, Mirna Ortiz, Jaime Quiyuch, Mayra Herrera e outros destacados marchadores da selecção da Guatemala manifestaram ao novo treinador o desejo de prosseguir o trabalho que lhes permitiu levar o nome do país aos mais importantes galarins da marcha internacional.

Num momento em que ainda não estava confirmada a contratação do treinador polaco pela federação e pelo comité olímpico daquele país da América Central, Erick Barrondo afirmou que, independentemente de que partisse ou ficasse, o importante era que voltasse a ser possível trabalhar com um responsável técnico federativo. Por sua vez, Mirna Ortiz expressou a vontade manifestada pelo treinador de abraçar este novo projecto, numa antecipação do que viria a ser, poucos dias depois, a confirmação do acordo entre a federação e Bohdan Bulakowski, com a aprovação do Comité Olímpico da Guatemala.

Com uma carreira de treinador de marcha atlética iniciada em 1979, Bohdan Bulakowski foi praticante de marcha de nível internacional, tendo participado nos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscovo, onde foi sétimo nos 20 km (1.28.36,3). Actualmente com 63 anos, já desempenhou funções de treinador nacional das selecções de marcha da Polónia, dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e, mais recentemente, do Catar, país que deixou em 2012. Agora à frente da selecção da Guatemala, Bulakowski deverá iniciar funções em Janeiro, mediante um contrato de um ano, uma vigência limitada ao que as regras de contratação impõem naquele país, mas com a expectativa de sucessivas renovações anuais.

Reagindo à notícia da contratação do novo treinador nacional de marcha, a internacional Mayra Herrera afirmou sentir-se «muito confiante no trabalho, porque já temos quem nos oriente e confio que os resultados surgirão por via do esforço e do aperfeiçoamento técnico que ele nos pede».

Com a contratação do treinador polaco para orientar a marcha da Guatemala, é inevitável a associação de ideias com a presença de outro treinador com a mesma origem, Jerzy Hausleber, à frente dos destinos desportivos dos marchadores do grande vizinho do norte, o México, onde Hausleber criou ao longo de 30 anos a partir de 1966 vários campeões e recordistas olímpicos e mundiais da especialidade, catapultando o México para a primeira linha da marcha mundial. Estaremos a assistir ao início de um fenómeno semelhante a ocorrer na Guatemala?

Bem sabemos que a história não se repete, mas lá que tem muitas semelhanças...