sexta-feira, 25 de abril de 2014

Juízes de Marcha vão a exames em Junho

Inserida no plano de formação do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo, vai realizar-se, no dia 14 de junho, uma ação de formação e certificação, para acesso ou manutenção no Painel Nacional de Grau B (o segundo de nível mais elevado), destinada aos juízes especialistas de marcha que integrem aquele escalão, e aos dos painéis regionais com efetividade de funções há mais de um ano, à data da realização dos exames.

O CA da FPA abriu, no entanto, uma exceção para os candidatos que, não estando integrados nos painéis regionais, por estes não estarem constituídos ou, acrescentaríamos nós, se encontrarem extintos por ausência de juízes especialistas em atividade, possuam, no entanto, um mínimo de dois anos de experiência efetiva. Talvez a norma se destine, essencialmente, a juízes das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

A atividade terá lugar no mesmo dia em que decorrerá a primeira jornada (sábado) do Torneio Nacional Olímpico Jovem, competição destinada a atletas iniciados e juvenis, e que se realizará na pista do Estádio Universitário de Lisboa, localizada nas imediações do Hospital de Santa Maria.

Os candidatos terão, ainda, oportunidade de atualizar os seus conhecimentos, sendo-lhes relembradas as últimas alterações regulamentares produzidas no âmbito do ajuizamento e, ainda, instruídos para a necessidade de seguirem os melhores procedimentos na matéria.

Para se manterem no painel nacional de grau B, que vigorará por um período de 4 anos, os 21 dos 25 juízes que o compõem (quatro estão dispensados), terão, obrigatoriamente, de participar na certificação.

O painel B é atualmente composto de 25 elementos, filiados nos Conselhos de Arbitragem do Algarve (4), Aveiro (4), Évora (4), Setúbal (4), Coimbra (3), Lisboa (3), Porto (1), Santarém (1) e Viseu (1).