sábado, 7 de junho de 2014

Aleksander Yargunkin vence campeonatos da Rússia de 50 km

Aleksander Yargunkin, o vencedor. Na foto ao lado, na companhia
 do mexicano Horacio Nava. Fotos: Cheboksary online.
Montagem: O Marchador
Numa jornada bem mais fresca que a da véspera, Aleksander Yargunkin venceu este sábado a prova de 50 km dos Campeonatos da Rússia de Marcha Atlética, que decorreram durante dois dias em Cheboksary. O atleta da Mordóvia cumpriu a distância em 3.42.26 h, um novo recorde pessoal que supera largamente o anterior máximo pessoal, cifrado em 3.49.47 h e obtido naquela mesma cidade a 9 de Junho de 2013.

A prova começou por ser dominada pelo jovem Roman Efstifeev, de 21 anos, e pelo bem mais experiente Horacio Nava, do México, país que nesta prova alinhou com vários atletas extracampeonato. A dupla andaria isolada na frente até cerca dos 30 quilómetros de prova, momento em que Yargunkin se lhes juntou. Com este a impor um ritmo cada vez mais elevado, só o mexicano conseguiu acompanhá-lo a partir daí, mantendo-se juntos até à fase decisiva, vivida de forma emotiva por atletas e espectadores.

No final, Aleksander Yargunkin prevaleceu sobre o mexicano, terminando com 26 segundos de vantagem, ficando Nava creditado com 3.42.51 h. Também para Horacio Nava se tratou de um novo máximo pessoal, superando a marca obtida durante os Jogos Olímpicos de Pequim, de 3.45.21 h (22/8/2008). A marca fica próxima do recorde mexicano de 3.41.20 h, que desde 11 de Junho de 1978 (Podebrady, Rep. Checa) está na posse de Raúl González, precisamente o treinador nacional de marcha do México e responsável pela orientação de Nava. Referindo-se ao desempenho do seu atleta no final da prova, González afirmou que, num circuito com a excelente qualidade deste em Cheboksary, Horacio Nava baterá com certeza o recorde mexicano de 50 km.

Roman Efstifeev chegou na terceira posição (segundo do campeonato nacional e primeiro sub-23), com 3.45.41 h, adiante de Sergei Stepanov, com 3.54.17 h e medalha de bronze.

O treinador nacional de marcha e maratona da Rússia, Aleksey Melnikov, comentou no final da competição que «Yargunkin obteve um resultado muito expressivo na luta com Nava, realizando a quarta melhor marca mundial do ano na distância», acrescentando terem registado excelentes estreias os jovens Efstifeev e Stepanov.

Com a vitória alcançada em Cheboksary, Yargunkin vai ser proposto pelo departamento técnico da federação russa para integrar a equipa nacional dos 50 km para os Campeonatos da Europa de Atletismo, que se realizarão em Zurique (Suíça), de 12 a 17 de Agosto. Para essa prova e na sequência da Taça do Mundo de Marcha de Taicang, estão já seleccionados Mikhail Ryzhov e Ivan Noskov.

A prova contou com 16 atletas à partida, tendo todos terminado.