sexta-feira, 13 de junho de 2014

Formação junta juízes de marcha de 9 associações do país

No próximo sábado, dia 14, terá lugar em Lisboa, nas instalações do Centro de Medicina Desportiva, um curso de formação e certificação de juízes de marcha para acesso ao grau B do painel nacional. O programa terá início às 9:30 horas e prolongar-se-á até às 19:30 horas.

A preleção estará a cargo de José Dias, membro do painel internacional de juízes de marcha (nível III da IAAF), e de Luís Dias, membro do Comité de Marcha da Associação Europeia de Atletismo, integrando ainda os trabalhos mais quatro juízes internacionais, nomeadamente, Joaquim Graça, do painel de nível III da IAAF, Ana Toureiro, José Ganso e Vasco Guedes. Todos exercerão ainda funções avaliativas.

O período da manhã será reservado a sessões teóricas, à exibição de imagens gravadas em vídeo e ainda a uma sessão prática, realizada na pista com a colaboração de atletas praticantes da especialidade. Serão ministrados os melhores procedimentos na matéria.

O período da tarde está destinado à exibição e análise de imagens gravadas em vídeo bem como à realização dos três exames a que os candidatos se submeterão: teste escrito e oral e o teste prático, que ocorrerá aquando da realização das provas de marcha da fase final do Torneio Nacional Olímpico Jovem.

Os cerca de 30 juízes que se inscreveram representam 9 associações distritais do continente e ilhas, nomeadamente, Algarve, Coimbra, Évora, Leiria, Lisboa, São Miguel, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo.