sábado, 7 de junho de 2014

Sokolova e Strelkov, campeões russos de 20 km marcha

As provas de 20 km masculinos e femininos, com os vencedores
Denis Strelkov e Vera Sokolova. Fotos: Cheboksary online e
site da Fed. Atletismo da Rússia. Montagem: O Marchador
Vera Sokolova e Denis Strelkov sagraram-se esta sexta-feira campeões da Rússia de 20 km marcha, ao vencerem em Cheboksary as provas dessa distância na primeira jornada dos campeonatos russos de marcha atlética. Numa prova que foi necessário antecipar em uma hora (para as 8h00 da manhã) devido ao intenso calor que se faz sentir na região, a marchadora da Mordóvia começou a destacar-se após os primeiros oito quilómetros, vindo a dominar daí até final, para se creditar com 1.28.05 h e assim garantir a vaga que estava em aberto para a equipa russa dos 20 km femininos dos europeus de Zurique, dentro de dois meses. Já Denis Strelkov, também da Mordóvia, creditou-se com 1.19.47 h, marca que constitui novo recorde pessoal, superando o registo de 1.19.53 h averbado em Sóchi, a 23 de Fevereiro de 2013, quando dos campeonatos russos de Inverno do ano passado.

Na prova feminina, a competição foi um tanto apertada, com Svetlana Vasilyeva a nunca se deixar atrasar de mais, para terminar no segundo posto, com 1.28.49 h. Apesar de estar ainda a recuperar de doença recente, ficou a apenas 19 segundos do recorde pessoal obtido naquela mesma cidade a 9 de Setembro de 2012. Lina Bikulova foi a terceira classificada, com 1.30.28 h.

Em contraponto, na competição masculina, Strelkov impôs-se desde início no circuito de mil metros, assumindo a liderança logo nas primeiras passadas, para não mais ceder o primeiro lugar, ao mesmo tempo que aumentava de forma gradual a vantagem sobre todos os concorrentes. No final, evidenciando uma superioridade pouco esperada à partida, o avanço foi superior a três minutos para o segundo classificado, Pyotr Trofimov (1.22.56), enquanto o campeão europeu de juniores Pavel Parshin fechava o pódio, com 1.23.27 h.

Graças a estas vitórias, Vera Sokolova e Denis Strelkov serão propostos pelo responsável técnico da marcha e da maratona da Federação Russa de Atletismo, Aleksey Melnikov, para integrarem os trios russos para os 20 km marcha dos europeus de Zurique, ela acompanhando Anisya Kirdyapkina e Elmira Alembekova (1.ª e 3.ª na Taça do Mundo de Taicang, onde Sokolova já tinha sido 4.ª); ele ao lado de Andrey Ruzavin (3.º na Taça do Mundo) e de Aleksander Ivanov (campeão mundial em título).

Satisfeito com o desempenho também de Svetlana Vasilyeva, Melnikov acrescentou, após a prova feminina, que a jovem esperança da marcha feminina russa irá manter-se em preparação como reserva para Zurique, porque «nesta vida nunca se sabe o que pode acontecer».