quinta-feira, 17 de julho de 2014

Duas marchadoras na equipa dos mundiais de Eugene

Do trio de Taicang, Mara Ribeiro e Mariana Mota vão aos
mundiais de Eugene. Edna Barros também fez mínimos
Mara Ribeiro e Mariana Mota, jovens atletas do distrito de Santarém, integram a seleção nacional de juniores (10 atletas) que de 22 a 27 deste mês participará nos mundiais da categoria. Os 10.000 m marcha femininos estão agendados para o dia 23 de julho, pelas 18.25 horas (hora de Portugal continental). A prova masculina, de igual distância, será realizada a 25, pelas 18.00 horas portuguesas.

Mara Ribeiro, treinada por Jorge Miguel, representa o Clube de Natação de Rio Maior. O seu recorde pessoal na distância é de 48.07,88 (2013). Na edição de Barcelona, há dois anos, ainda juvenil, participou nos 10.000 m marcha (33.º com 53.31,29), sendo a única da delegação portuguesa que repete a presença num mundial. Campeã nacional de juniores (pista), esteve na Taça do Mundo de Marcha, em Taicang, tendo sido a primeira portuguesa, ao classificar-se no 26.º posto, com o tempo de 49.39.

Mariana Mota, treinada por Luís Mota, o seu pai, representa o Sport Lisboa e Benfica. Sagrou-se, em fevereiro deste ano, campeã nacional de estrada tendo representado, este ano, a seleção nacional na Taça do Mundo. Realizou aqui o seu melhor registo pessoal (50.05), o que lhe valeu o 30.º posto na competição. Muito acarinhada na sua terra natal, foi a rainha do Carnaval de Tomar este ano, nas festividades tomarenses.

Além das duas referidas atletas, que cumpriram os mínimos, previamente estabelecidos, também Edna Barros (Clube Oriental de Pechão), na sua primeira época de juniores, obteve igual objetivo mas por poderem ir apenas dois atletas em cada especialidade, a atleta algarvia terá de esperar pelos europeus da categoria, no próximo ano. Outro marchador a ficar de fora da seleção, agora no setor masculino, foi Hélder Santos (Gira Sol-RC), que nos nacionais da categoria esteve muito próximo dos mínimos, a cerca de cinco segundos.

A competição, que terá lugar, pela primeira vez, nos EUA, na cidade de Eugene, estado de Oregon, tem registado uma presença constante de especialistas nacionais. Apenas nas edições de Grosseto (Itália), em 2004, e de Moncton (Canadá), em 2010, não houve participação de marchadores.

Na primeira edição, em Atenas, no ano de 1986, Paulo Santos, que vivia em Alenquer (companheiro de treinos do internacional Francisco Reis), integrou o selecionado luso participando nos 10.000 m marcha. Concluiu a prova no 15.º lugar, com a marca de 43.57,68, lugar apenas superado por João Vieira, 11.º em 1994, e João Maral, 13.º em 1988.

No setor feminino há um nome que marca a diferença na história dos mundiais: Susana Feitor. A atleta de Rio Maior foi a única, em 14 edições, a conquistar para Portugal a medalha de ouro. O feito foi alcançado na terceira edição dos campeonatos, em Plovdiv, na Bulgária, em 1990, averbando a marca de 21.44,30 nos 5.000 m marcha. Quatro anos depois, na edição de Lisboa, sagrar-se-ia vice-campeã mundial. Também é á única que representou o país por três vezes.