sexta-feira, 18 de julho de 2014

Federação russa afasta Viktor Chyogin de Zurique

Viktor Chyogin, com Valeriy Borchin, nos mundiais de 2011,
em Daegu. Foto: RusAthletics
A Federação Russa de Atletismo decidiu não incluir o treinador Viktor Chyogin na comitiva que representará a Rússia nos Campeonatos da Europa de Atletismo, a realizar em Zurique, na Suíça, de 12 a 17 de Agosto. O técnico de marcha atlética está a ser alvo de investigação na sequência dos numerosos casos de dopagem que nos últimos anos envolveram prestigiados marchadores por ele treinados, incluindo, recentemente, a campeã olímpica e mundial dos 20 km marcha, Elena Lashmanova.
 
Segundo divulgado por agências de notícias, a Agência Russa Antidopagem deu início a um processo de investigação visando determinar as responsabilidades de Chyogin e da sua equipa nos casos de dopagem que envolveram pelo menos 13 dos atletas de marcha que orientou nos anos mais recentes. O caso de Lashmanova, suspensa há poucas semanas por dois anos, constitui o exemplo mais recente num universo que já envolveu outros marchadores russos campeões olímpicos, mundiais e europeus, incluindo do escalão de juniores.
 
Em declarações ao jornal russo «Desporto Soviético, o presidente da Federação Russa de Atletismo, Valentin Balakhnichev, garantiu que Chyogin não integrará a delegação russa aos europeus de Zurique, dado que o recente escândalo causado pelo anúncio da suspensão imposta a Lashmanova tinha «manchado a carreira de Chyogin». No entanto, ainda de acordo com Balakhnichev, o técnico vai continuar a treinar atletas na Rússia.
 
Viktor Chyogin tem sido o responsável técnico pelo centro de treino de marchadores de Saransk, que já produziu atletas medalhados nas mais importantes competições internacionais de atletismo, como Valeriy Borchin, Sergey Kirdyapkin, Igor Erokhin, Aleksey Voyevodin, Vladimir Kanaykin ou Tatyana Mineyeva, estes e tantos outros já apanhados nas malhas do «doping».