quinta-feira, 31 de julho de 2014

Híago García mostra-se satisfeito com a experiência na Rússia

Híago (em cima, o 3.º da esq.) e os seus novos colegas de treino.
Por ocasião da realização dos campeonatos nacionais russos de marcha atlética (Cheboksary), no passado mês de Junho, em que o jovem marchador brasileiro Híago Pereira García, nascido em 1995, participou na prova de 10.000 metros juniores, em pista, ficou a ideia de nos transmitir as suas impressões sobre os seus primeiros meses de estada na Rússia.

Aqui fica o seu relato, que agradecemos:

“Eu estou a estudar e treinar no Centro olímpico na cidade de Penza (fica 100km de Saransk) participo de competições e treinamentos constantemente nas duas cidades, pois Saransk é vizinha de Penza.

Desde que comecei a treinar no país, com os meus treinadores Aleksey Voyevodin (medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, campeão europeu 2005 e vice campeão da Taça da Europa em 2003, campeão da taça do mundo em 2004 e vice campeão em 2002, nos 50 km, tive uma grande melhoria nos resultados, e o exemplo disso é o meu recorde dos 3 mil metros que antes era 13:45 agora é 12:16 numa competição feita em Saransk. Nos 5 mil metros que antes era 22:14, agora é 22:04 (competição em Penza num calor de 37 graus às 12 horas do dia) e nos 10.000 metros que antes era 47:10 (feito no Brasil) agora é 46:00, feito em Cheboksary. competição na qual atuou o juiz português José Dias.

Vi muita diferença do Brasil com a Rússia, um grande exemplo disso é o investimento no esporte, em que a Rússia tem muitos centros olímpicos, de várias modalidades esportivas, e investe em seus atletas desde da infância até os olímpicos e no Brasil centros olímpicos quase não existe. Lá só se investe nos atletas de ponta, quando já alcançou alguma coisa...

Na foto, tirada em fevereiro deste ano, no campeonato Penzenkiy de Marcha, estão os meus treinadores e a minha amiga atleta juvenil que treina comigo que foi medalha de prata na seletiva europeia em Baku, nos cinco mil metros, Yana Smerdova, e que está a se preparar para os Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China.”