quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Estreia olímpica da marcha portuguesa foi há 30 anos

José Pinto em Los Angeles-1984.
Foto: arquivo O Marchador
Cumpriu-se no passado dia 3 de Agosto uma efeméride sobre um momento histórico da marcha atlética portuguesa: há 30 anos, Portugal fazia a estreia olímpica nas provas de marcha. O protagonista do feito foi José Pinto, marchador do Belenenses que nos Jogos de Los Angeles-1984 alinhou nos 20 e nos 50 km marcha, obtendo um dos resultados mais significativos da sua longa carreira internacional.

Na jornada do dia 3 daquele escaldante mês de Agosto californiano, José Pinto alinhou nos 20 km, classificando-se na 25.ª posição, com 1.30.54 h. Era a primeira vez que um marchador português competia nos Jogos Olímpicos. Nos dois anos precedentes, José Pinto protagonizara duas outras estreias: em 1982 fora o primeiro marchador português em campeonatos da Europa de Atletismo (Atenas, Grécia) e em 1983 estreou-se (e estreou-nos) em mundiais da modalidade, precisamente na primeira edição dos campeonatos do mundo de atletismo (Helsínquia, Finlândia).

Mas se a primeira prova em Los Angeles não ficou especialmente assinalada pelo resultado, o mesmo não poderá dizer-se da segunda prova que o marchador português realizou naquela edição olímpica. Oito dias depois dos 20 km, a 11 de Agosto, José Pinto alinhou nos 50 km, cumprindo a distância em 4.04.42 h. Resistiu melhor que a esmagadora maioria dos concorrentes e terminou num espantoso oitavo lugar, classificando-se entre dois credenciados espanhóis, que Pinto bem conhecia: Jorge Llopart (7.º, 4.03.09) e Manuel Alcalde (9.º, 4.05.47).

Concluídos os Jogos Olímpicos de Los Angeles, de tão boa memória para o desporto português, José Pinto posicionava-se entre os melhores atletas portugueses, saindo da capital californiana com uma classificação (8.º lugar) superada apenas por Carlos Lopes (vencedor da maratona masculina), Rosa Mota (3.ª na maratona feminina), António Leitão (3.º nos 5000 metros masculinos) e Aurora Cunha (6.ª nos 3000 m femininos).

O atleta dos Belenenses ainda competiria em mais duas edições dos Jogos Olímpicos – em 1998 (Seul), com Hélder Oliveira e José Urbano, e em 1992 (Barcelona), com Isilda Gonçalves, Susana Feitor, José Magalhães e José Urbano. Mas a presença nos Jogos de Los Angeles ficou indelevelmente marcada na história do desporto português por ter sido um momento fundador da marcha portuguesa e pelo brilhantismo do oitavo lugar alcançado na distância longa.