sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Suspensão de Emelyanov revoluciona classificações

Não é raiva, é mesmo peçonha. Stanislav Emelyanov
é o mais recente marchador suspenso por dopagem.
Foto: Reuters
Começa a tornar-se banal aquilo que vai sendo cada vez mais vergonhoso para a marcha atlética: o jovem Stanislav Emelyanov, de 23 anos, é o 17.º marchador russo suspenso por dopagem, neste caso sendo desapossado do título de campeão e da medalha de ouro dos 20 km marcha masculinos dos campeonatos europeus de Barcelona, em 2010. Ao atleta russo foram detectados valores anormais no passaporte biológico, facto que esteve na base da decisão da AIFA de suspender o atleta russo por dois anos, até 14 de Dezembro do corrente.

No entanto, como as anomalias detectadas remontam a tempos mais recuados, a decisão da AIFA de suspensão por dois anos (15 de Dezembro de 2012 a 14 de Dezembro de 2014) é acompanhada da anulação dos resultados obtidos a partir de 26 de Julho de 2010. Ou seja, começa na véspera da prova que venceu nos europeus de Barcelona. Desta forma, os três primeiros classificados dos 20 km masculinos de Barcelona-2010 passam a ser: 1.º, Alex Schwazer (Itália, ouro); 2.º, João Vieira (Portugal, prata); 3.º, Robert Heffernan (Irlanda, bronze). Todos os demais atletas sobem um lugar, pelo que Sérgio Vieira passa de 21.º a 20.º

Para além de perder o título e a medalha que levara de Barcelona, Stanislav Emelyanov é ainda desclassificado das provas de 20 km da Taça da Europa de Olhão (2011), dos mundiais de Daegu (2011) e o Grande Prémio de Rio Maior (2011), entre outras competições.

Na Taça da Europa de Olhão, Emelyanov tinha sido o primeiro, pelo que o pódio individual passa a ter a seguinte composição: 1.º, Matej Tóth (Eslováquia); 2.º, Jakub Jelonek (Polónia); 3.º, Benjamín Sánchez (Espanha). Tratando-se aqui de uma prova colectiva, a desclassificação do russo tem ainda outra consequência. É que, como também já tinha sido desclassificado o compatriota Sergey Morozov (por via de sanção em processo de dopagem), a Rússia fica sem equipa e perde o primeiro lugar. A classificação colectiva passa a ser: 1.ª, Espanha; 2.ª, Itália; 3.ª, França. No caso de Portugal, Pedro Isidro sobe a 14.º (já subira de 16.º a 15.º depois da desclassificação de Morozov).

No mesmo ano de 2011 tiveram lugar os Campeonatos do Mundo de Daegu, onde Stanislav Emelyanov foi quinto classificado. Neste caso não há redistribuição de medalhas, que permanecem na posse de Valeriy Borchin (Rússia, ouro), Vladimir Kanaykin (Rússia, prata) e Luis Fernando López (Colômbia, bronze). Depois do quarto classificado (Zhen Wang, China), todos os restantes atletas sobem um lugar. Já antes tivera lugar um procedimento semelhante após a suspensão e consequente desclassificação de Sergey Morozov, que fora o 12.º na meta em Daegu. Desta forma, João Vieira, que já subira de 16.º a 15.º, ascende agora a 14.º classificado.

Fora do âmbito das grandes competições internacionais, o Grande Prémio Internacional de Rio Maior foi em 2011 uma das provas em que Stanislav Emelyanov tomou parte. Nessa ocasião classificou-se em segundo lugar e estabeleceu um recorde pessoal com 1.19.33 h (que no ano seguinte bateria em Sóchi, com 1.18.22). Agora desclassificado, vê o mexicano Eder Sánchez passar a segundo, enquanto o eslovaco Matej Tóth sobe a terceiro. O primeiro continua o russo Valeriy Borchin.

Dentro de dias terão início os europeus de Zurique, o que nos faz voltar a centrar a atenção na nova classificação da anterior edição desses campeonatos (Barcelona-2010). Se João Vieira sobe de terceiro a segundo, enquanto o primeiro passa a ser Alex Schwazer, vale a pena perguntar: será que a história fica por aqui?

É que, como muito bem assinalava ontem o «site» Marcia Italiana (http://www.marciaitaliana.com/ita/):
«Depois da desclassificação de um dopado [Emelyanov], o ceptro europeu passa para outro atleta suspenso por dopagem [Schwazer]. Entendamo-nos: Schwazer, até prova em contrário, estava completamente limpo em 2010, mas uma notícia deste género parece no mínimo singular e não oferece um cenário muito credível à marcha atlética, mesmo nas vésperas dos europeus de Zurique.»

Ou seja: porventura, seria a João Vieira que a medalha de ouro devia ser remetida. Mas essa é uma discussão para outro momento. Para já, uma coisa é certa: Emelyanov está suspenso até 14 de Dezembro de 2014, Alex Schwazer está suspenso até 30 de Janeiro de 2016, mais alguns dopados estão suspensos por mais algum tempo. E todos eles (e elas) terão o direito de regressar às mesmas competições em que fizeram batota. Resta saber quantos terão o descaramento de fazê-lo.