terça-feira, 9 de setembro de 2014

Título europeu de marcha de 2010 pode mudar de mãos outra vez

Se calhar, o Barni tinha razão e ninguém o entendeu quando,
em 2010, apontou para João Vieira e disse: «Este é que é fixe!»
Foto: Lusa
A medalha de ouro dos 20 km marcha masculinos dos Campeonatos Europeus de Atletismo de 2010, disputados em Barcelona, parece ainda não ter encontrado o definitivo proprietário, apesar de recentemente ter passado das mãos do russo Stanislav Emelyanov para as do italiano Alex Schwazer. Primeiro classificado na prova de Barcelona de há quatro anos, Emelyanov foi desapossado do título de campeão da Europa e da medalha de ouro dessa prova depois de, há semanas, a Associação Internacional de Federações de Atletismo ter decidido suspender o marchador até 14 de Dezembro deste ano e anular todas as marcas obtidas pelo atleta desde 26 de Julho de 2010 (véspera dos 20 km masculinos dos europeus de Barcelona).

Entretanto, a imprensa italiana divulgava no final de Julho que a Procuradoria de Bolzano estava investigar o passaporte biológico de Alex Schwazer, o atleta italiano classificado em segundo lugar em Barcelona e que, por esse facto, ascendia a campeão europeu em lugar de Emelyanov. A notícia não causava estranheza, sabendo-se que também Schwazer já tinha sido suspenso por dopagem, poucos dias antes dos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, onde pretendia defender o título olímpico conquistado quatro anos antes em Pequim.

Agora, a edição electrónica do jornal italiano «Il Messaggero» veio revelar, na semana passada, que não apenas Alex Schwazer é acusado de posse de substâncias dopantes mas também que Giuseppe Fischetto e Pierluigi Fiorella, médicos da Federação Italiana de Atletismo (Fidal), e Rita Bottiglieri, que pertenceu ao departamento técnico da Fidal, são acusados de favorecimento à prática do «doping» pelo atleta do Alto Adige (Norte de Itália). A acusação contra Alex Schwazer reporta-se ao período entre Fevereiro de 2010 e 2012, razão pela qual se torna cada vez mais provável que o italiano venha a ter de restituir, também ele, a medalha de ouro de Barcelona à Associação Europeia de Atletismo.

Ainda de acordo com o mesmo jornal, a acusação de que Schwazer é alvo em Bolzano não aponta só a utilização de EPO, mas de várias outras substâncias (todas derivadas de testosterona) encontradas no frigorífico do atleta, que as obtivera também com recurso à internet.

Por determinar estão ainda os papéis desempenhados neste processo de dopagem por mais alguns suspeitos, como Francesco Conconi, director do Centro de Estudos de Biomecânica Aplicada ao Desporto de Ferrara, e Michele Didoni, campeão do mundo dos 20 km marcha em Gotemburgo-1995 e treinador de Schwazer. Quanto a estes e outros suspeitos, prosseguem as investigações.

Desta forma, a medalha de ouro dos 20 km marcha masculinos dos europeus de Barcelona parece não ter descanso e continuar à procura do legítimo proprietário, que pelo andar da carruagem pode muito bem vir a ser o candidato seguinte: o português João Vieira, terceiro na meta na capital da Catalunha e, ao que tudo indica, batido apenas por batoteiros.