segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Federação Internacional ratifica recorde mundial de Diniz

Yohann Diniz e o recorde mundial em Zurique.
Foto: Getty Images
A Federação Internacional de Atletismo (AIFA) ratificou o recorde mundial dos 50 km marcha que o francês Yohann Diniz estabelecera no dia 15 de agosto deste ano, em Zurique, por ocasião dos Campeonatos Europeus de Atletismo.

Diniz realizou o fantástico tempo de 3.32.33 h, numa demonstração de grande superioridade, ao pulverizar a anterior melhor marca mundial de 3.34.14 h, que estava na posse do russo Denis Nizhegorodov, desde 11 de maio de 2008, conseguida em Cheboksary.

O circuito, que serviu de cenário ao recorde mundial de Diniz, estava situado no centro da cidade de Zurique, as condições meteorológicas eram as ideais para a competição e, também, o ritmo imposto por outros marchadores de top mundial, na primeira parte da competição, contribuíram para a obtenção de tal resultado.

A vitória de Diniz foi dedicada à sua avó paterna, que era portuguesa e faleceu este ano. Homenageando-a, o atleta gaulês chegou a parar a uma centena de metros da meta, esperando que Paulo Murta lhe entregasse uma bandeira portuguesa. Assim comemorou a vitória e o recorde mundial, empunhando, numa das mãos, a bandeira portuguesa e, na outra, a bandeira francesa, num momento vivido com muita emoção.

Em França, mais de 3.700 cibernautas participaram na eleição do atleta do mês de agosto, iniciativa promovida pela Federação Francesa de Atletismo, e que registou um recorde de participantes. Yohann Diniz, o primeiro marchador na história dos campeonatos a sagrar-se triplo campeão na distância, venceu com 30% do total de votos, à frente de outros campeões europeus, nomeadamente, da estafeta feminina de 4 X 400 m (22%), e de Mahiedine Mekhissi (17%), nos 1.500 m.