quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Mário Pinto, 1929-2014


Mário Carlos Abranches Pinto, antigo dirigente do Clube Português de Marcha Atlética (CPMA) e pai do atleta olímpico José Pinto, faleceu esta terça-feira vítima de recentes problemas de saúde.

Mário Pinto, de 85 anos de idade e antigo funcionário da Carris, foi sócio fundador do C.P.M.A., em 1982, e vice-presidente da direcção nos primeiros anos de existência da colectividade.

Desde cedo se envolveu na então nova disciplina do atletismo português, a marcha atlética, através do acompanhamento do filho, José Pinto, destacado atleta do Belenenses que em 1984 se tornou o primeiro marchador olímpico português, competindo nos Jogos de Los Angeles, onde concluiu os 50 km no surpreendente oitavo lugar.

Interessado pela participação activa na promoção e na valorização da especialidade na fase do seu relançamento em Portugal, Mário Pinto colaborou com a organização de diversas provas da especialidade ao mesmo tempo que assumia o referido cargo no CPMA. Abandonadas essas funções ao fim de alguns anos, continuou por bastante tempo a acompanhar de perto a actividade da marcha, com o empenho, a disponibilidade e o interesse de sempre.

Foi por diligências suas que o clube dos marchadores portugueses pôde instalar-se a título gracioso no Ateneu Comercial de Lisboa, onde tinham lugar as reuniões da direcção e ficavam guardados os arquivos do clube, tendo sido aí realizadas duas edições da Festa Anual da Marcha Atlética, que todos os anos juntava em ambiente festivo muitos dos atletas, treinadores, dirigentes e juízes da marcha atlética portuguesa, a que se juntavam familiares e amigos.

Lembram os amigos e companheiros de trabalho no CPMA que a Mário Pinto se ficou a dever a reunião de condições para produção dos alfinetes de lapela que ficaram como identidade gráfica do clube, suportando as despesas de reprodução do «pin» desenhado por outro fundador do CPMA, Carlos Menezes.

À família e aos amigos de Mário Pinto, a equipa do blogue «O Marchador» expressa sentidas condolências. Logo que possível será aqui disponibilizada informação sobre hora e local do velório e do funeral.
________
Exéquias
Em complemento da informação publicada sobre o falecimento de Mário Pinto, acrescenta-se que o velório terá lugar a partir das 17h00 de sexta-feira, 2 de Janeiro, na Igreja de São João de Brito, em Lisboa (Alvalade). Sábado haverá missa de corpo presente às 8h30, seguindo-se o funeral para o Cemitério dos Olivais, também em Lisboa, onde se procederá à cremação.