quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Lashmanova pode ter violado suspensão na Mordóvia

Imagens do evento em pista coberta na Mordóvia, dia 30 Dez./2014
Fotos: Ministry of Sport MordovMedia e Mordovia 
Athletics/German
Makushin. Montagem: O Marchador
A atleta russa Elena Lashmanova, campeã olímpica dos 20 km marcha em Londres-2012, participou de forma aparentemente anti-regulamentar nos Campeonatos de Marcha Atlética da República da Mordóvia em pista coberta, disputados no passado dia 30 de Dezembro no complexo desportivo de Saransk. A marchadora encontra-se suspensa por dois anos (até 25 de Fevereiro de 2016) pela Federação Russa de Atletismo devido a dopagem.

De acordo com a Regra 40, art. 12.(a) das normas da Associação Internacional de Federações de Atletismo, nenhum atleta suspenso por dopagem pode, durante o período de suspensão, participar, seja como atleta seja em qualquer outra condição, em qualquer tipo de provas ou outras actividades desportivas levadas a efeito por entidades pertencentes ao universo da AIFA (excepto se se tratar de acções de formação contra o «doping» ou de programas de reabilitação).

No final da competição, realizada sobre a distância de 5000 metros, Lashmanova subiu ao degrau mais alto do pódio e recebeu a medalha de primeira classificada (de cor dourada), como pode verificar-se na reportagem fotográfica da autoria de German Makushin e publicada aqui.

No entanto, o seu nome não aparece nos resultados divulgados em reportagem de meios de comunicação locais (não tendo sido encontrada classificação oficial da prova), onde a vitória surge atribuída a Elmira Alembekova (20.20), que esteve no segundo degrau do pódio e recebeu uma medalha de cor prateada. A segunda da classificação foi Vera Sokolova (20.24), surgindo Anisya Kirdyapkina classificada oficialmente na terceira posição (20.41).

O mesmo normativo da AIFA estabelece na alínea c) que a violação da proibição de participação constitui infracção que implica a junção de nova suspensão no final da primeira sanção e por período igual a esta (ou seja, duplica o período de suspensão). Por sua vez, os elementos da equipa de apoio ao atleta ou outras pessoas que tenham ajudado na violação da proibição de participação são co-responsabilizados, nos termos indicados no artigo 12(c) da Regra 40.

Em relação à competição de seniores masculinos dos mesmos campeonatos, a classificação divulgada apresenta o campeão mundial de Moscovo-2013 Aleksander Ivanov como vencedor, com 18.26 m, sendo as posições seguintes para Mikhail Ryzhov (18.41) e Denis Strelkov (19.03).

Por curiosidade, assinale-se que também aqui são detectadas discrepâncias entre a classificação e as imagens dos pódios, surgindo Sergey Bakulin no segundo degrau do pódio mas não na classificação. Bakulin foi campeão mundial dos 50 km em Daegu-2011 e esteve ausente dos mundiais de Moscovo-2013, onde a Rússia se fez representar por apenas dois atletas na distância longa.

Os Campeonatos de Marcha Atlética da República da Mordóvia em pista coberta registaram a presença de mais de 300 concorrentes de diferentes escalões etários e constituíram-se como evento de qualificação para os campeonatos da Rússia. Ao mesmo tempo representaram uma homenagem à figura de German Skurygin, marchador de categoria internacional que conquistou a medalha de ouro nos mundiais de Sevilha de 1999 mas posteriormente viria a ser desclassificado por controlo positivo de dopagem. Skurygin foi também medalhado de prata nos 50 km dos mundiais de Paris de 2003, prova que concluiu com 3.36.42 h, tendo falecido em 2008, com 45 anos de idade, vítima de crise cardíaca.

As medalhas dos vencedores foram entregues pelo treinador Viktor Chyogin e nas cerimónias de homenagem a Skurygin estiveram presentes diversas individualidades políticas e desportivas, entre as quais vários antigos e actuais marchadores de renome internacional.

Colaboração: Kristina Saltanovic