segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Novo Painel de Juízes de Marcha de Grau B para 2015-2018

Participantes e examinadores em «foto de família».
Foto: O Marchador
A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou, finalmente, (a certificação teve lugar em junho de 2014) os nomes dos juízes especialistas de marcha de grau B, que se candidataram à  permanência ou à ascensão à titularidade do referido grau.

O grau B é o segundo mais elevado a nível nacional nesta área muito específica do ajuizamento do atletismo, possibilitando aos seus integrantes a capacidade de ajuizarem competições do calendário federativo, nomeadamente, campeonatos nacionais dos diversos escalões etários, nos próximos quatro anos, integrando equipas com juízes mais experientes, dos painéis nacional de grau A e internacionais.

A principal novidade na constituição do painel de especialistas do grau B é o da sua renovação, muito acentuada, com a entrada de 13 novos elementos, juntando-se aos 9 que já figuravam na anterior equipa, que congregava 25 nomes, agora comportando 23.

Pela primeira vez, desde que se iniciou o processo de formação e certificação de juízes de marcha, há 24 anos, juízes de Viana do Castelo (3) e de São Miguel (1), nos Açores, têm assento no referido painel. Outros nove distritos com juízes aprovados são: Algarve (2), Aveiro (2), Coimbra (1), Évora (5), Leiria (2), Lisboa (2), Porto (1), Santarém (2), e Setúbal (2), verificando-se uma distribuição mais homogénea de especialistas no espaço territorial português.

José Dias, Joaquim Graça, Ana Toureiro, José Ganso, Vasco Guedes, juízes dos painéis da Federação Internacional, os dois primeiros, e da Associação Europeia, os três últimos, e ainda Luís Dias, membro da Comissão de Marcha da Associação Europeia de Atletismo, constituíram a equipa de examinadores.

Indica-se a seguir, e por ordem alfabética, os nomes, entre parêntesis os distritos representados, do novo painel nacional de grau B.

Américo Brito (Lisboa)
Anabela Enes (Viana do Castelo)
André Ferreira (Santarém)
Andreia Martins (Algarve)
António Bizarro (Leiria)
Bruno Carriço (Lisboa)
Bruno Fernandes (Aveiro)
Cristiano António (Leiria)
Domingos Santos (Setúbal)
Graciete Fontes (Évora)
Joana Correia (Viana do Castelo)
José Guerra (Coimbra)
José Varela (Porto)
M.ª João Flamino (Évora)
Luís Abegão (Évora)
Nuno Lopes (Évora)
Paulo Aldeagas (Évora)
Rodolfo Alves (Viana do Castelo)
Rui Coelho (Setúbal)
Rui Durão (São Miguel)
Sérgio Pereira (Aveiro)
Tiago Miguel (Santarém)