sábado, 28 de fevereiro de 2015

Múrcia celebrará os 84.os campeonatos de Espanha em marcha atlética

Jumilla, na região de Múrcia, assistirá a um dos grandes momentos da marcha atlética no país vizinho com a disputa de um dos campeonatos mais antigos de Espanha, e que terá lugar pela terceira vez consecutiva naquela região, que se apresta para organizar, em maio próximo, a Taça da Europa de Marcha.

A competição terá lugar no dia 1 de março, num circuito de 1 km, e é uma organização conjunta da Federação de Atletismo da Região de Múrcia, presidida pelo antigo marchador internacional, Juan Molina, e da Real Federação Espanhola de Atletismo.

A competição reunirá os principais nomes da marcha espanhola, contando-se, entre eles, o campeão europeu de Zurique-2014, Miguel Ángel López, natural da região murciana, e já selecionado para a Taça da Europa e os para os mundiais de Pequim. As competições de seniores, masculina (35 km) e feminina (20 km), serão de vital importância para a seleção dos representantes espanhóis na Taça da Europa. Nesta, se definirão os representantes para Pequim. Aqui se começará a delinear a equipa para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Nos 20 km femininos, Julia Takacs Raquel González e Maria José Poves são as principais candidatas ao título. Beatriz Pascual é a principal ausente devido a lesão. Já nos homens, o “eterno” Jesús Ángel García Bragado, a recuperar de uma cirurgia, será uma das baixas mais notadas. De resto, o nível será de elevada qualidade, também nos escalões de juvenis e de juniores.

A lista de inscritos pode ser consultada aqui.

Por fim, há a registar o extremo cuidado da organização na preparação dos campeonatos, a criação de um sugestivo cartaz ilustrando a figura do campeão europeu de marcha, a ampla divulgação do evento na página oficial da prova, não faltando uma visita guiada aos locais de maior interesse turístico da cidade, proporcionada pela câmara local.

Entre nós, na primeira das provas do programa dos Campeonatos de Portugal, marcada, ao que se ouve dizer, para 15 de março, oficialmente desconhece-se o local e o percurso da prova, não havendo, sequer, qualquer referência a esse acontecimento na página da FPA.