segunda-feira, 13 de abril de 2015

De Rio Maior para Rio de Janeiro

Kaur Khushibir quando conquistou a medalha de prata
nos Jogos Asiáticos. Foto: Federação de Atletismo da Índia 
A Índia é um dos países que, no mundo, mais tem crescido qualitativamente na marcha atlética e os resultados alcançados pelos seus melhores atletas, nomeadamente em competições realizadas na Ásia, mas também nas grandes competições internacionais fazem-nos sonhar em voos mais altos.

A Federação de Atletismo da Índia tem apostado na marcha atlética, e com o apoio de entidades privadas e estatais, depositam-se boas expetativas no grupo de elite da especialidade. O seu presidente, antigo atleta olímpico nos 100 m, Adille J Sumariwalla, expressou o que lhe vai na alma: “Tenho razões para acreditar neste grupo de marchadores, que fizeram enormes progressos nos últimos anos, e tenho a certeza que mais momentos de glória virão para o meu país. Estou grato pelo apoio e cooperação fornecidos pela Autoridade Desportiva da Índia e pelo Ministério da Juventude e Desportos neste nosso projeto para a especialidade”.

É a primeira vez que a seleção indiana de marcha atlética desloca-se a Rio Maior, uma longa viagem desde Nova Deli a Lisboa, para participar no grande prémio internacional, inserido num projeto que visa a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e de permeio, os mundiais de Pequim, este ano. Para o efeito, estiveram concentrados, durante três meses, em sessões de treino, afinando aspetos de ordem física e técnica. O Grande Prémio “Cantones de La Coruña”, a 6 de junho, será o destino seguinte.

À partida para Portugal, o treinador da seleção indiana, o russo Alexander Artsybashev, mostrou-se satisfeito com o estágio preparatório realizado, salientando, ainda, a sua firme convicção que os seus atletas agarrarão, com ambas as mãos, a oportunidade que lhes foi concedida, e melhorarão as suas marcas, em Rio Maior ou na Corunha.

A grande figura da delegação indiana é a recordista nacional do seu país nos 20 km marcha, Kaur Khushibir (1.31.40, Taicang, 2014), e medalha de prata nos Jogos Asiáticos de 2014. Os quatro atletas masculinos que vão competir nos 20 km de Rio Maior são, Sandeep Kumar (1.26.23), recordista nacional nos 50 km (3.56.22, Taicang 2014), Manish Singh Rawat (1.26.41), Krishnan Ganapathi (1.22.41, Taicang 2014) e Singh Devender (1.21.49, Nomi, 2014).

O melhor atleta masculino dos 20 km marcha, K.T. Irfan, não acompanhou a equipa por se encontrar lesionado num joelho. Nos Jogos Olímpicos de Londres surpreendeu pela positiva ao estabelecer um novo recorde nacional, classificando-se na 10.ª posição nos 20 km, com o tempo de 1.20.21.