sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Afinal nem Yargunkin compete nos mundiais de Pequim

Yargunkin nos campeonatos de Cheboksary após vencer
os 50 km em junho deste ano. Foto: Min.Desp. Chuváchia
Dado como o único representante da Rússia nas provas de marcha dos mundiais de atletismo que decorrem em Pequim até domingo, Aleksander Yargunkin também não alinhará na prova para que estava inscrito (50 km), atirando para um impensável zero o número de marchadores russos a participar nas provas da especialidade na capital chinesa. A notícia está hoje a ser divulgada pelas agências noticiosas, que dão conta de que o atleta terá tido um controlo positivo de dopagem, revelando a presença da substância proibida eritropoietina.

«Yargunkin não irá competir nos mundiais de Pequim. O atleta está suspenso preventivamente das competições enquanto decorre uma investigação», declarou o director executivo da Agência Russa Antidopagem, Nikita Kamaev, à agência de notícias R-Sport.

Interpelado pelo jornal «Sport Express», Aleksander Yargunkin manifestou-se surpreendido e adiantou: «Recebi uma chamada telefónica a dizer que tinham encontrado EPO [na amostra analisada]. Evidentemente, não tomei eritropoietina. Eu era o único marchador russo que podia ter ido a Pequim. Fui sempre testado. Em todos estes anos em que treinei, nunca houve qualquer problema.»

Depois de ter sido anunciado que a Rússia se faria representar nas provas de marcha dos mundiais de Pequim com um já de si pequeníssimo conjunto de quatro marchadores, o número baixou para um, Yargunkin, que agora surge igualmente apanhado em processo de dopagem. O atleta chegou a ser inscrito e constava mesmo da lista de saída para a prova de mais logo, tendo-lhe sido atribuído o dorsal 106.

Os campeonatos mundiais de atletismo de Pequim vão ficar na história como os únicos até hoje realizados (e são já 15) em que a Rússia não foi capaz de apresentar marchadores, um problema que surge na sequência da grande quantidade de atletas de alto nível suspensos por dopagem nos últimos meses, com especial incidência nos elementos do Centro de Preparação Olímpica de Saransk, dirigido pelo treinador Viktor Chyogin, também ele suspenso de funções desde 15 de Julho.