sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Espanha retoma o campeonato de 50 km marcha em 2016

Imagem: Zazzle. Montagem: O Marchador
A Real Federação Espanhola de Atletismo anunciou através da sua circular 181/2015 de 7 do corrente mês [aqui] o calendário de provas para 2015-2016, sendo de notar, no dia 28 de Fevereiro de 2016, a inclusão da prova de 50 km masculinos no Campeonato de Espanha de Marcha Absoluto em Estrada, evento marcado para Motril, cidade localizada na costa do Mediterrâneo, província de Granada.

Este regresso dos 50 km ao programa do campeonato, depois de 2 anos em que se optou pelos 35 km, confirma a justificação dada pelo responsável do sector e marcha da RFEA, Santiago Pérez, quando da entrevista publicada no portal «The Wang Connection» em finais de Maio passado, como sendo vital que em ano olímpico a selecção para o Rio de Janeiro se dispute sobre as distâncias oficiais. É opinião do referido elemento que se produziu uma revitalização com a introdução dos 35 km e que terminado o ciclo olímpico se concluirá o mais adequado para Tóquio 2020.

Note-se, contudo, que neste ano de 2015, em que a obtenção de mínimos já conta desde 1 de Janeiro, escasseiam oportunidades e são vários os marchadores espanhóis de élite que não possuem registos nos 50 km. Depois de Múrcia (Benjamim Sanchez, 3.55.45 e Luis Manuel Corchete, 4.02.29) aguarda-se por Pequim para saber das prestações de Jesús Ángel García, Francisco Arcilla e, de novo, Benjamim Sanchez.

Entre nós, depois do anúncio da Federação Portuguesa de Atletismo do fim do nacional de 50 km conforme proposta do Técnico Nacional de Marcha, o campeonato veio a realizar-se após vivo protesto dos marchadores na forma de uma carta-aberta dirigida ao presidente da FPA. Realizado em Castelo Branco, e apesar do empenho da associação de atletismo distrital, foi lamentável que a própria FPA tenha votado ao abandono o campeonato, ‘escondendo’ publicamente o seu próprio evento nas páginas interiores do seu site e não o colocando na «Agenda» na entrada principal, com a agravante de ter feito o anúncio da competição tardiamente, praticamente no dia do fecho das inscrições. Esperamos pela versão do calendário nacional de 2016 para perceber qual a vontade e o empenho da FPA/Sector de Marcha para com o campeonato nacional de 50 km, particularmente em ano olímpico.

Entretanto, no calendário espanhol é ainda possível ler uma referência a Quarteira como o local de realização do Campeonato Ibérico de Veteranos de Marcha em estrada, a realizar no dia 27 de Fevereiro (sábado), véspera do evento em Motril que incluiu provas para veteranos (20 km masculinos e 10 km femininos)!