sábado, 3 de outubro de 2015

Contra-análise de Sokolova deu positivo

Vera Sokolova. Foto: Zimbio
A análise da amostra B do controlo antidopagem à marchadora russa Vera Sokolova, levado a cabo em finais de Setembro no laboratório anti-«doping» de Colónia, na Alemanha, revelou-se positiva. Este resultado vem confirmar o da primeira análise, que levou a atleta a requerer a verificação da segunda amostra.

Não conformada com a confirmação do resultado positivo, a atleta foi esta semana citada pelo jornal «Chempionata» a manifestar-se surpreendida com o facto de lhe ter sido dito que a análise da amostra B demoraria até 20 dias mas que afinal a federação internacional confirmou o resultado da contra-análise logo em 28 de Setembro, ou seja, ao fim de apenas dois dias. A comunicação tão rápida da decisão, que chegou à atleta via «e-mail», suscitou em Sokolova dúvidas sobre a justiça da decisão, que lhe pareceu pouco transparente, conforme adiantou à referida publicação.

Em consequência, Vera Sokolova decidiu recorrer da conclusão do laboratório de Colónia e avançar para os tribunais, admitindo o recurso ao Tribunal de Arbitral do Desporto de Lausana. A atleta acredita poder provar a inocência, ao mesmo tempo que defende as lideranças do Centro de Preparação Olímpica de Saransk e da Federação Russa de Atletismo.

Entretanto, a federação internacional informou oficialmente a Federação Russa de Atletismo do resultado negativo da análise à amostra B do também marchador russo Stanislav Emelyanov, cuja primeira análise revelara a presença de eritropoietina (EPO). A análise da amostra deste atleta aconteceu já em Agosto, também no laboratório de Colónia, mas só agora a Agência Mundial Antidopagem emitiu relatório oficial sobre o procedimento.

Em 2014, Stanislav Emelyanov foi desapossado do título europeu de 20 km marcha conquistado quatro anos antes em Barcelona. A razão da desclassificação foi a detecção de valores anormais no passaporte biológico.