domingo, 11 de outubro de 2015

López nos 20 e 50 km dos Jogos do Rio de Janeiro

Ángel López em entrevista ao AS.
Foto: Dani Sanchez – Diario AS
Em entrevista concedida recentemente a Juanma Bellón, do AS.com, diário online desportivo espanhol, Miguel Ángel López, campeão mundial dos 20 km marcha, revela que quer participar nas duas provas de marcha dos próximos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016 (12/08, os 20 km, e 19/08, os 50) referindo que esse será o momento ideal para o fazer. 

O atleta de Múrcia, de 27 anos de idade, treinado por José Antonio Carrillo, o único da delegação espanhola aos mundiais de Pequim a conquistar uma medalha, planeia realizar os mínimos nos 50 km dos campeonatos do seu país, agendados para Motril, província de Granada, no dia 28 de fevereiro de 2016, prova constante da lista de competições certificadas pela IAAF para o efeito.

“Iremos dar o máximo e, sobretudo, gostaria de conseguir o ansiado tripleto” (Europeus, Mundiais e Jogos), referindo ainda o campeão mundial ao AS, que começou a dar nas vistas com o 5.º lugar nos Jogos de Londres e é conhecido por apresentar uma técnica muito segura e eficaz nas competições em que participa, revelando que trabalha muitíssimo neste aspeto, nomeadamente, recorrendo ao vídeo e a outros instrumentos visuais.

Se a qualidade técnica de López é uma das suas caraterísticas mais importantes, a componente psicológica não se lhe fica atrás, controlando bem a ansiedade. Em Pequim esperou, friamente, pelo momento próprio para se distanciar dos concorrentes mais diretos. Disse: “emocionei-me ao passar o túnel e ver o estádio cheio. Não queria que acabasse.”

Já Carrillo afirmara antes, após Pequim, que o seu pupilo não vai parar com o título mundial e o seu próximo grande objetivo é alcançar uma medalha olímpica seja ela qual for, realçando que a técnica do atleta, muito apurada, é algo que o satisfaz muito, estando sempre à procura de pequenos defeitos para os corrigir de modo a que os seus níveis não desçam.