terça-feira, 10 de novembro de 2015

Susana Feitor muda-se para Leiria. Kristina Saltanovic no Benfica

Susana Feitor e Kristina Saltanovic.
Foto: fb-Manolo Teijeiro, Fotografía
Foi bem animado o período de transferências para a nova época desportiva 2015/2016, cujo processo, desta vez através da utilização de uma plataforma online, ficou concluído no passado dia 5 de Novembro, depois de inicialmente estar previsto pela FPA para o dia 30 de Outubro.

A marchadora olímpica Susana Feitor, que ambiciona uma presença nos jogos do Rio de Janeiro 2016, transferiu-se para um clube do distrito de Leiria indo representar o Leiria MA, terminando assim a sua ligação desde sempre ao distrito de Santarém, até 2009 ao serviço do CN Rio Maior e depois como individual.

Outra nota de destaque é o ingresso no SL Benfica da olímpica lituana, Kristina Saltanovic, o que acontece anos depois da sua passagem no FC Porto, em 2009 e 2010. Um renovado convite da parte de Ana Oliveira, responsável do atletismo benfiquista, convenceu a atleta a representar as cores do clube.

António Pereira, atleta olímpico e ex-recordista nacional dos 50 km, transferiu-se para o SC Braga.

Entretanto, e continuando a marcha atlética a integrar os programas dos campeonatos nacionais de equipas, os principais clubes vão-se reforçando com jovens internacionais, como foi o caso do Sporting CP, através de Vitória Oliveira, do SL Benfica, com Mara Ribeiro e Miguel Carvalho, e da J Vidigalense, com Nádia Cancela.

Nos veteranos também houve mexidas, com a «master portuguesa» com mais medalhas internacionalmente, Maria Alice Fernandes, a deixar o seu clube de sempre, o GD Lourocoop, para representar o SSTM São João da Madeira. Outros internacionais veteranos também mudam de camisola, Alexandra Lamas, agora no GDP Chão Duro, e Luís Silva, no Leiria MA.

Em termos de clubes, referência para o novo Atletis – CA Tunes, no Algarve, por iniciativa do dedicado Hélder Bacalhau, que passa a abranger 40 atletas oriundos da ADEC Tunes, integrando também o internacional Dionísio Ventura.

Apresenta-se uma lista de nomes (a actualizar) de marchadores transferidos, que na época anterior já eram juniores e seniores (nestes, alguns já veteranos).

Atletis – CA Tunes: Dionísio Ventura (ex-CIAIA);
CA Marinha Grande: Tânia Alves (ex-Leiria MA);
CCSJ Madeira: Luís Pássaro (ex-GC Amizade Donas);
GA Fátima: Paulo Afonso (ex-Sporting CP);
CDR Ribeirinhos: Catarina Anastácio (ex-Learntogether AFM);
GDP Chão Duro: Alexandra Lamas (ex-C Condeixa), Maria José Dias (ex-GDS Domingos);
J Vidigalense: Nádia Cancela (ex-AC Portugal) e Raquel Lourenço (ex-CP Corroios);
JO Monte Abraão: Peter Gomez (ex-CA Galinheiras);
Leiria MA: Amaro Teixeira (ex-SC Braga), André Pagaime (ex-CF Belenenses), Luís Silva (ex-GDRC Ponterrolense), Susana Feitor (ex-individual) e Vera Portela (ex-NDA Pombal);
NDC Gouveia: Manuel Alves (ex-GC Amizade Donas);
SC Braga: António Pereira (ex-CCSJ Madeira);
SL Benfica: Kristina Saltanovic (Lituânia), Mara Ribeiro e Miguel Carvalho (ex-CN Rio Maior);
Sporting CP: Vitória Oliveira (ex-J Vidigalense);
SSTSJ Madeira: Anabela Santos, Maria Alice Fernandes e Natália Santos (ex-GD Lourocoop).