sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Juízes Internacionais no evento-teste do Rio 2016

A equipa de juízes de marcha nos Campeonatos da Europa de
Zurique-2014, identificando-se Jordi Estruch (1.º da esquerda)
e José Dias (1.º da direita), que estarão no Brasil.
Os Campeonatos do Brasil de Marcha Atlética, a que se junta o Campeonato Sul-americano dos 50 km marcha (evento-teste para os Jogos Olímpicos), vão ter lugar este fim-de-semana (27/28 Fev.), no Rio de Janeiro, com a presença de juízes internacionais.

O português José Dias e o espanhol Jordi Estruch, juízes do Painel da IAAF (nível III), foram convidados pela Confederação Brasileira de Atletismo, entidade organizadora do evento, para atuarem nas competições. Juízes com larga experiência internacional, ambos fazem parte da equipa de Oficiais aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto próximo. Contam, no seu curriculum, com duas presenças em anteriores Jogos Olímpicos, Estruch, nos Jogos de Sydney, em 2000, e nos de Pequim, em 2008, Dias, nos Jogos de Atenas, em 2004, e nos de Pequim. 

Os brasileiros Nilton Cesar Ferst e Bernardete Conte, e o argentino Jorge Bona, todos do painel da IAAF (nível II) para a área sul-americana, integram igualmente a equipa de Juízes de Marcha para a Copa Brasil de Marcha Atlética.

Estão, assim, reunidas as condições de homologação dos resultados, a primeira, cumprindo-se a exigência da presença de três internacionais. A segunda, a da medição do circuito dever ser assegurada por um membro do Painel Internacional de Medidores de Provas de Estrada da IAAF/AIMS (Grau “A” ou “B”), está plenamente garantida, pois o circuito foi medido pelo brasileiro José Rodolfo Eichler, Medidor de Grau “A”.

Florenilson Itacaramby de Almeida, Kouke Iha, Mario Cesar Pereira, Mauricio dos Santos Carneiro Junior e Felipe Luis Giovenardi Toniazzo, todos do painel nacional brasileiro, são os restantes elementos que integram a equipa (9 elementos) de Juízes de Marcha.

Martinho Nobre dos Santos, Superintendente-técnico da CBAt, será o coordenador-geral do evento, e Luis Saladie (Espanha), o representante da IAAF, ele que vai desempenhar as funções de Juiz-chefe de Marcha nos Jogos Olímpicos.