sexta-feira, 25 de março de 2016

Atletas da Guatemala e de El Salvador dominam Centro-americanos

As partidas das principais provas e os vencedores, Yesenia Miranda
(dorsal 46) e José Alejandro Barrondo (19). Fotos: FNA Guatemala
Montagem: O Marchador
Os IV Campeonatos Centro-americanos de Marcha que tiveram lugar no domingo (20), realizados em Manágua, capital da Nicarágua, foram dominados inteiramente por atletas da Guatemala (apesar de alguns dos seus melhores representantes estarem a competir nesse mesmo fim-de-semana em Dudince), que conquistaram 7 medalhas de ouro, três de prata e 2 de bronze, e de El Salvador, que amealharam 3 medalhas de ouro, 2 de prata e 5 de bronze.

Na principal prova masculina de 20 km marcha, o guatemalteco José Alejandro Barrondo Xuc triunfou obtendo a marca de 1.27.38, com as posições seguintes do pódio a serem ocupadas por Ángel Eduardo Ramos Ventura (Guatemala), com 1.29.45, e Salvador Ernesto Mira Vásquez (El Salvador), com 1.35.34.

Na prova de seniores femininos, realizada na distância de 10 km, a salvadorenha Yesenia Ivania Miranda Rivas venceu com a marca de 48.40, seguida das guatemaltecas Jammy Amarilis Franco Núnez, com 49.03, e de Karin Clarissa Vicente Guzmán, com 57.01.

A vencedora quebrou o recorde da competição que estava na posse da sua compatriota Esmeralda López (49.02) desde a edição de 2014, atleta que muito prometeu chegando, inclusive, a triunfar na edição de 2005 do Grande Prémio Cantones de Coruña, com o tempo de 1.30.08. Note-se que a seleção de El Salvador é orientada tecnicamente pelo treinador cubano Rigoberto "Maca" Medina, que antes orientava a seleção da Guatemala e treinava Erick Barrondo quando este conquistou para o seu país a primeira medalha olímpica (Londres 2012), com o segundo lugar nos 20 km marcha.

O delegado técnico da competição foi o conhecido juiz internacional de marcha, o guatemalteco Carlos Barrios.

Resultados completos, aqui.