quarta-feira, 2 de março de 2016

Campeonatos russos de marcha à porta fechada em Sóchi

Olga Kaniskina e Sergey Bakulin (35 km) lideraram e venceram.
Fotos: Mikhail Sokolovskiy. Montagem: O Marchador
Os campeonatos de Inverno da Rússia de marcha em estrada (27 Fev.), que tradicionalmente são organizados em Sóchi, desta vez tiveram a particularidade de terem sido realizados num circuito instalado no autódromo de Formula 1 e à porta fechada. Os atletas competiram sem expectadores, apenas com seus treinadores e algumas outras pessoas ligadas ao evento.

Apesar do escândalo, que ainda não terminou, que afetou dezenas de atletas do Centro de Preparação Olímpica de Saransk (supostamente fechado), na Mordóvia, com suspensões e/ou desclassificações por anomalias no passaporte biológico e presença no organismo de substâncias proibidas, a verdade é que surgiram grandes marcas nos campeonatos agora realizados. Pelos vistos não estiveram propriamente a repousar!

Na primeira prova, de 35 km, Sergey Bakulin venceu com 2.28.29, a melhor marca mundial do ano na distância. Fizeram-lhe companhia, até aos 20 km, Sergey Kirdyapkin e Roman Evstifeev, respetivamente segundo e terceiro classificados no final, com 2.30.49 e 2.31.49.

Nos 20 km femininos, Olga Kaniskina, imediatamente assumiu a liderança da prova para não mais a largar, concluindo com 1.25.54, ela que esteve ausente por considerável tempo depois de perder os títulos mundiais de 2009 e 2011, de ter assumir o cargo de diretora do centro de preparação de Saransk e de ainda ter sido treinadora de jovens marchadores nesse centro. Ekaterina Medvedeva, a primeira sub-23, com 1.26.40, e Marina Pandakova, da Chuváchia, com 1.27.18, fecharam o pódio absoluto. Nas sub-23, Klavdiya Afanasyeva (1.27.58) e Nadezda Sergeyeva (1.29.57) completaram o pódio da categoria.

Na prova dos 20 km masculinos, vitória de Piotr Trofimov, da Chuváchia, com 1.22.06, confessando que esperava uma marca muito melhor que a realizada. Aleksandr Ivanov foi o segundo com 1.22.25, queixando-se de uma ligeira intoxicação alimentar ocorrida na véspera da prova, enquanto Aleksey Golovin, com 1.22.47, ocupava a terceira posição.

Curioso notar, depois de prova, os vários comentários dos atletas participantes, muito deles que cumpriram penas de suspensão por dopagem, dando conta que se sentiam felizes pelo regresso, que acreditam que podem voltar a competir internacionalmente, que se sentem fortes … e limpos.

Nas entrevistas a Olga Kaniskina e a Sergey Kirdyapkin, estes referiram que se encontram a treinar bem, que estão prontos a representar a Rússia ao mais alto nível e a ganhar medalhas, como o fizeram até agora.

O treinador Viktor Chyogin está demitido desde Julho de 2015 mas os treinos continuam e o grupo está forte!

Colaboração: Kristina Saltanovic