sexta-feira, 4 de março de 2016

China vai escolher equipas nacionais para os Jogos Olímpicos

Vista geral do treino de hoje no circuito de provas em Huangshan,
com uma temperatura de 25 graus Celsius, com a presença de
 Shenjie Qieyang e Hong Liu. Fotomontagem: O Marchador
Neste fim-de-semana (5 e 6) os melhores marchadores chineses serão postos à prova em Huangshan, com vista à determinação dos atletas que vão representar o país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A escolha (absoluta) recairá nos três melhores classificados das provas dos 20 km masculinos e femininos, e dos 50 km masculinos.

Nos últimos anos, a República Popular da China tem tido inegável sucesso na marcha atlética e é atualmente a disciplina do atletismo com maior notoriedade no país. A tal facto deve associar-se, em grande medida, o trabalho do conceituado treinador italiano, Sandro Damilano, há alguns anos ao serviço exclusivo da seleção chinesa, orientando tecnicamente uma dúzia de marchadores e passando com eles (e alguns técnicos chineses) largos períodos no Centro de  Alto Rendimento de Saluzzo, em Itália (certificado pela IAAF), e em estágios nas montanhas italianas.

Apesar dos títulos e medalhas conquistados pelos marchadores chineses nos últimos campeonatos mundiais e nos Jogos Olímpicos de Londres, ainda assim todos terão de se sujeitar aos “trials" olímpicos.

No sábado terão lugar, pelas 09:00 horas, as provas de 10 km, Sub-20 femininos, e de 5 km, Sub-18 femininos. O programa prossegue com a realização da prova de 10 km, Sub-18 e Sub-20 masculinos, pelas 10:00 horas, seguindo-se, pelas 14:30 horas, a decisiva competição dos 20 km seniores masculinos (100 atletas inscritos).

No domingo, pelas 17:30 horas, terão lugar os 50 km seniores masculinos (inscritos 75 atletas), os 30 km Sub-20 masculinos, e a inusual prova dos 50 km seniores femininos (com 16 atletas), cremos que pela primeira vez efetuada em solo chinês. O programa de competições completar-se-á com a realização da prova feminina dos 20 km (56 inscritas), sendo expetável que a melhor representante chinesa da atualidade, Hong Liu (recordista mundial da distância e campeã mundial), assegure uma das vagas olímpicas.

O circuito terá 1 km de perímetro para as provas até 20 km e 2 km para as provas de 30 km e 50 km, esperando-se temperaturas elevadas no primeiro fim-de-semana de Verão.

De registar que, a convite da Federação de Atletismo da China, vão atuar no evento os juízes internacionais de marcha José Dias (Portugal), Pierce O’Callaghan (Irlanda), Steve Taylor (Grã-Bretanha) e Nicola Maggio (Itália), sendo de assinalar que os três primeiros vão estar, este ano, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e o último nos Campeonatos Mundiais de Juniores.