domingo, 27 de março de 2016

Chyogin erradicado do desporto

Viktor Chyogin. Foto: Dmitriy Azarov
O treinador russo de marcha Viktor Chyogin foi erradicado do desporto, anunciou este sábado a Federação Russa de Atletismo, com base no resultado do inquérito desenvolvido pela Agência Russa Antidopagem (Rusada) desde Julho de 2014.

O relatório concluiu que o responsável pelo acompanhamento técnico dos atletas do Centro de Preparação Olímpica da Mordóvia, em Saransk, violou os artigos 2.8 e 2.9 do Código Mundial Antidopagem, relacionados com a utilização de substâncias ou métodos proibidos e com cumplicidade em processos dessa natureza.

Viktor Chyogin é suspenso a título definitivo depois de consideradas as circunstâncias do caso, a gravidade das consequências (tendo em conta, sobretudo, a administração de substâncias proibidas a atletas jovens) e a escala sistemática da violação das normas. A decisão produz efeitos a partir de 17 de Fevereiro de 2016.

Em consequência desta decisão, o treinador fica impedido de participar seja em que funções for em qualquer actividade desportiva nacional ou internacional. O mesmo é dizer que Chyogin não poderá doravante exercer actividades ligadas à educação física ou ao desporto, seja como treinador, professor, gestor, agente, administrativo, dirigente, médico, paramédico ou qualquer outra função que envolva trabalho com atletas, organização de iniciativas de formação ou treino, fornecimento de serviços de assistência médica ou apoio a atletas na preparação ou participação na actividade desportiva. Estes impedimentos abrangem qualquer entidade ligada ao desporto ou à educação física.

No documento em que divulgou a suspensão de Chyogin, a Federação Russa de Atletismo reitera o empenho na luta intransigente contra o «doping» e manifesta-se profundamente comprometida com o princípio da «tolerância-zero» à violação das regras antidopagem, quaisquer que sejam os envolvidos.

A investigação que levou agora ao banimento de Viktor Chyogin prolongou-se por um ano e meio, tendo sido ouvidos atletas e funcionários do Centro de Preparação Olímpica Viktor Chyogin, em Saransk. Foram ainda analisados dados constantes de passaportes biológicos de atletas, além de informações com origens diversas, concluindo-se pelo envolvimento do treinador num esquema de uso no referido centro de trino de substâncias e métodos proibidos.