sábado, 5 de março de 2016

Ciudad Juárez (México) acolhe o Challenge da IAAF no domingo

A marcha mexicana em Ciudad Juárez com os olhos no Rio 2016.
Foto: El Diario de Chihuahua e FMAA. Montagem: O Marchador
É a vez do México receber no dia 6 de Março, domingo, mais uma etapa do Challenge da IAAF, a primeira prova da categoria B no circuito de 2016 que foi aberto em Adelaide (categoria C) em 21 de Fevereiro passado. Ao contrário do que sucedeu em anos anteriores, o evento não terá lugar em Chihuahua, capital do estado com o mesmo nome, mas sim em «Ciudad Juárez» de 2.6 milhões de habitantes no que é considerado uma medida estratégica de forma a posicionar esta cidade fronteiriça situada a 1.000 metros acima do nível do mar.

Cerca de 200 atletas de 20 países aprestam-se para tomar parte num programa de provas que se inicia pelas 7 horas com os 50 km masculinos, continuando depois às 8 horas com 10 km sub-20 femininos, às 9.15 horas os 10 km sub-20 masculinos, às 11.30 horas os 20 km femininos e finalmente às 13.30 horas os 20 km masculinos.

Para os atletas mexicanos (e não só) esta prova constitui um passo importante com vista aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e será de seleção para o Campeonato do Mundo de Nações de Marcha a realizar em Roma, no próximo mês de Maio.

São vários e reconhecidos especialistas da marcha a nível mundial, como se constatará da listagem de saída, aqui.

De Portugal, apenas Inês Henriques se perfila entre as concorrentes, ela que é múltipla vencedora do evento e recente campeã nacional de 20 km na Batalha há uma semana (27 Fev.).