sexta-feira, 15 de abril de 2016

Wajima na edição n.º 100 dos Campeonatos do Japão de 50 km marcha

Imagem da prova em 2015 vencida por Arai Hirooki (dorsal 2).
Foto: F. Kishimoto. Montagem: O Marchador
A centésima edição dos campeonatos japoneses de 50 km marcha vai ter lugar este domingo (19) em Wajima, província de Ishikawa, na região de Chubu, uma organização conjunta da autarquia local e da Federação Japonesa de Atletismo.

A competição apurará os representantes nipónicos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro sendo, por conseguinte, uma das provas constantes da listagem da IAAF e cujos resultados são homologáveis para aquele efeito. O circuito, com um perímetro de 2 km, foi medido e certificado por um membro do painel de medidores da IAAF.

O Japão tem boas possibilidades de algum dos seus especialistas de 50 km intrometer-se na luta pelas medalhas dos próximos Jogos Olímpicos, estando atualmente a apostar seriamente no seu setor da marcha com vista aos Jogos de 2020 que, como é do conhecimento geral, vão ter lugar em Tóquio. Recorde-se que nos últimos mundiais de atletismo obteve uma medalha de bronze e um quarto lugar na distância.

No sábado (16) terão lugar as provas de 10 km, destinadas a juniores e seniores femininos, pelas 13 horas locais,e igual distância para os masculinos, cinco minutos depois, com o escalão júnior a ser objeto de análise com vista à escolha dos melhores para os mundiais de juniores.

No domingo (17), pelas 7.30 horas, será dado o tiro de partida para a prova rainha do programa, os 50 km, enquanto no decorrer destes realizar-se-ão provas para os escalões mais jovens, nas distâncias de 3 e 5 km.

José Dias (Portugal), Nicola Maggio (Itália), Fung Wang Tak (Hong-Kong) e Cho Dukho (Coreia do Sul), juízes internacionais de marcha, convidados pela federação nipónica, vão atuar na competição, completando a equipa os seus colegas japoneses, Iwata, Morimoto, Saito, Kurata, Takahashi e Fuchida, estes dois últimos com funções de chefia, sendo o assistente, Sawabe.

As listas de inscritos em todas as provas podem ser consultadas aqui.