quinta-feira, 26 de maio de 2016

Claudia Stef com controlo positivo de meldonium

Claudia Stef na Taça da Europa de Marcha em Múrcia-2015.
Foto: DIGIsport
A Federação Romena de Atletismo anunciou a 13 de Maio ter recebido da Agência Nacional Antidopagem uma notificação relativa a controlo positivo da marchadora Claudia Stef, cujas amostras revelaram a presença de meldonium. A notificação implicou a suspensão preventiva da atleta de qualquer actividade desportiva a partir daquela mesma data.

O meldonium é uma substância interdita pelo Código Mundial Antidopagem apenas desde o início de 2016. No entanto, os numerosos atletas com controlos positivos desta substância neste ano estão suspensos a título provisório até que seja determinado por especialistas quanto tempo a substância se mantém no organismo desde a última administração.

Em declarações à imprensa romena, Claudia Stef afirmou não ter recebido qualquer notificação oficial, mas a reacção às notícias surgiu apenas na sua página na rede Facebook: «Sim, fiz uso de meldonium. Sim, podem chamar-me dopada ou qualquer outra coisa que queiram chamar-me, se quiserem acusar um atleta pelo uso de substâncias completamente legais quando elas não eram proibidas e se prova todos os dias (veja-se os 288 casos positivos até hoje) que a sua resistência no organismo é maior do que alguém podia supor.»

E acrescentou não se sentir culpada, dado que utilizou o meldonium até dezembro de 2015 e deixou de usá-lo quando soube que iria estar na lista de substâncias proibidas em 2016.

Entrando em maior detalhe, a atleta explica: «Trata-se de um medicamento que pode ser comprado sem receita médica e cuja literatura inclusa refere ser recomendado para atletas nos períodos de esforço mais intenso. É um medicamento que não só trata uma doença como evita o seu aparecimento.»

«Uma atleta como eu procura apoiar o seu esforço nos melhores produtos, os que são perfeitamente legais, como era o caso deste até Janeiro de 2016, quando deixei de usá-lo», acrescentou.

A atleta termina garantindo nunca ter tido intenção de fazer batota e manifestando a esperança de que certamente tudo se esclarecerá em breve.

Campeã europeia de juniores em 1997 (Ljubljana) e de sub-23 em 1999 (Gotemburgo), Claudia Stef, actualmente com 38 anos, teve em 2000 uma análise positiva de nandrolona, na sequência de um controlo fora de competição realizado a 20 de Maio desse ano, precisamente o dia em que ganhou os 10 km femininos do Grande Prémio da Corunha (44.35, à frente de María Vasco, 44.48). Devido a esse controlo, Claudia Stef foi suspensa da actividade desportiva por dois anos.