sexta-feira, 13 de maio de 2016

Etiópia no Campeonato Mundial de Nações

A representação da Etiópia no mundial de Roma.
Fotos: Emmanuel Tardi e Brian Hanley.
Montagem: O Marchador
A Etiópia apresentou-se, pela primeira vez no historial da competição, com uma equipa completa na prova feminina dos 20 km marcha, posicionando-se na 16.ª posição entre as 19 seleções classificadas.

É conhecida a fama dos corredores etíopes nas provas de meio-fundo e fundo dos maiores eventos internacionais e os sucessos que vêm obtendo, ano após ano. Contudo, nos últimos tempos, os seus dirigentes têm dado mostras de quererem apostar nas provas de marcha atlética.

Foi a única seleção africana presente no evento de Roma com uma equipa completa. A Tunísia com Chahinez Nasri (59.ª), e Ameni Mannai (desistente), e a África do Sul com Anel Oosthuizen (78.ª) foram as outras representantes do continente africano nos 20 km femininos.

Nos primeiros quilómetros de prova as três atletas etíopes tiveram a ousadia de seguirem no grupo dianteiro, na companhia de três chinesas, duas italianas e uma brasileira, todas atletas de primeiro plano mundial, o que suscitou surpresa geral.

É de admitir que num futuro não muito longínquo, e dispondo de melhores condições técnicas, as marchadoras etíopes possam vir a dar nas vistas em grandes competições internacionais. Em julho de 2015, nos mundiais de Sub 18, em Cali, na Colômbia, registou-se o primeiro (e inesperado) sucesso de uma marchadora daquele país do Corno de África - Ayalnesh Dejene, ao obter a medalha de bronze na prova dos  5.000 metros marcha.

Agora, em Roma, a mesma Dejene, nascida em 1998, e podendo competir na prova do seu escalão etário (Sub-20) foi colocada nos 20 km obtendo, em estreia, a marca de 1:40:04 (71.ª). Askale Tiksa, nascida em 1994, foi a melhor das etíopes (47.ª), com um novo recorde nacional de 1:34:50, e Aynalnesh Eshetu, nascida em 1992, melhorou o seu recorde pessoal com o tempo de 1:38:39 (66.ª). Sinais muito positivos da presença etíope nos Mundiais de Nações.