sexta-feira, 24 de junho de 2016

Maia volta a receber os Campeonatos de Portugal em pista

Foto: ADAL. Montagem: O Marchador
Os Campeonatos de Portugal (pista), que integram, desta vez, os Campeonatos de Sub-23, voltam à pista do Estádio Prof. Vieira de Carvalho, que não recebia a competição há 18 anos. Apenas uma vez, desde que a marcha atlética integra os campeonatos (1980, nos masculinos, e 1981, nos femininos), e no setor masculino, a prova, que era para ser feita num circuito em estrada, nas redondezas do referido estádio, não se realizou devido a uma manifestação de caráter laboral e que ocorreu à hora da competição. A FPA optou por não a realizar nesse ano de 1988. Contudo, na prova feminina (10.000m), disputada na pista, o pódio foi preenchido pela seguinte ordem: Ana Bela Aires, Lígia Gonçalves e Isilda Gonçalves.  

Na primeira ocasião em que a disciplina fez parte dos Campeonatos de Portugal, em 1979, tal como hoje, com os 10.000 metros em pista, Paulo Alves sagrou-se campeão estabelecendo um novo recorde nacional de juniores (52.21,5 m). Nas quatro posições seguintes classificaram-se Dinis Santos, José Pinto, Rui Oliveira e José Dias. Dois anos depois foi a vez da inclusão da prova feminina (3.000m em pista), com o triunfo de Paula Gracioso, prova na qual chegaram às medalhas Paula Machado e Idalina Reis.

Na edição de 1998 (Maia), no setor masculino, na distância de 20.000 metros, José Urbano sagrou-se campeão, completando o pódio João Vieira e Virgílio Soares, e no setor feminino (10.000 m), Susana Feitor conquistou o título, seguindo-se Isilda Gonçalves e Sofia Avoila.

Ana Cabecinha (CO Pechão), Inês Henriques (CN Rio Maior), Daniela Cardoso (Leiria MAC), João Vieira (Sporting CP), Pedro Isidro (SL Benfica), Sérgio Vieira (SL Benfica) e Miguel Carvalho (SL Benfica), são os sete marchadores, com presença assegurada nos Jogos Olímpicos e obrigatoriedade de comparência, e sobre quem todas as atenções estarão direcionadas.

Os campeões em título são, nos masculinos, João Vieira, e nos femininos, Ana Cabecinha, Os recordes dos campeonatos são da autoria dos mesmos, o João Vieira, com 39.44,91 (2011) e a Ana Cabecinha, com 43.08,17 (2008).

José Dias (Painel IAAF), José Ganso (Painel EA), André Brito (Painel A), José Varela (Painel B) e Anabela Enes (Painel B), serão os juízes especialistas de marcha nomeados para as competições do programa de amanhã, que terão lugar pelas 20:15 horas, a prova masculina, com 18 inscritos, disputada nas pistas 1 a 4 e a feminina, com 20 inscritas, nas pistas 5 a 8.

A listagem geral de atletas inscritos poder ser consultada no «site» da FPA, aqui.