sexta-feira, 24 de junho de 2016

Viseu, cidade pioneira para a marcha atlética

Arquivo «O Marchador»
Foi um dos três pólos nucleares da implementação e desenvolvimento da marcha atlética em Portugal, ocorrida na época de 1974/75. Viseu marcou, indelevelmente, momentos muito gratificantes para a especialidade, que aqui se recordam, em jeito de homenagem a grandes figuras do desporto visiense e nacional.

José Alves Madeira, notável empreendedor, colocou Viseu no mapa do desporto em Portugal ao organizar, em 1974, uma grande manifestação desportiva no âmbito da especialidade. “Visiense ilustre – a quem o Desporto em geral e o Atletismo em particular, muito deve e que na Marcha Atlética, com a sua criatividade e grande saber, foi pioneiro nesta região e a nível nacional em organizar o primeiro grande encontro de Marcha Atlética, onde estiveram presentes cerca de 800 atletas, em Viseu.”, palavras escritas por Vasco Chaves, numa publicação datada de 1990.

Carlos Eduardo Albano, natural de Silgueiros, o primeiro grande especialista português, destacou-se nos eventos organizados por José Madeira e nas provas que em Lisboa se realizavam naquela época participando, ainda, no famoso Grande Prémio da Urgeiriça, da iniciativa da Casa do Pessoal da Empresa Nacional de Urânio, EP, e de que João Marques foi um dos principais rostos do evento. Excelentemente organizado nas várias edições em que o mesmo teve lugar. Albano conquistou a sua internacionalização na prova dos 50 km marcha da Taça do Mundo realizada em Nova Iorque, em 1987. Mais tarde exerceria  funções de Juiz.

Vasco Baptista Chaves (presidente da Associação de Atletismo de Viseu), Fernando da Silva Rodrigues presidente da Comissão Distrital de Juízes de Atletismo), e Adriano de Jesus Pereira (Técnico da especialidade e que chegou a exercer o cargo de TNM), são nomes de referência na história da marcha atlética. Os três, em coordenação com a Federação Portuguesa de Atletismo, levaram a efeito aquele que foi um dos eventos mais emblemáticos e melhor organizados dos já realizados no nosso país, no plano desportivo e social: o Encontro Internacional Portugal-Espanha de Marcha Atlética.

Fazem hoje precisamente 26 anos. Apesar do intenso calor que se fazia sentir naquele domingo de junho de 1990, os visienses puderam assistir à excelente atuação de alguns dos mais destacados marchadores portugueses e espanhóis da época: José Urbano, José Pinto, Isilda Gonçalves, Jesús Ángel García Bragado, Manuel Alcalde e Teresa de Jesús Linares, entre outros.

Aos antigos e atuais dirigentes do atletismo visiense, uma palavra de grande apreço, estima, consideração e gratidão pelo inestimável contributo dado à marcha atlética portuguesa e ao atletismo em geral. Bem hajam todos!