sábado, 30 de julho de 2016

20 árbitros portugueses nos Jogos do Rio

Jorge Salcedo registará no Rio a quarta presença
em Jogos Olímpicos. Foto: facebook do próprio
Serão 20 os juízes e árbitros portugueses que vão atuar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em competições das modalidades de atletismo (4 juízes), canoagem (1), ciclismo (1), hipismo (2), ginástica (3), golfe (1), taekwondo (1), ténis (3), ténis de mesa (1) e vela (3).

O atletismo é a modalidade que registará a presença do maior número de elementos das que vão ter árbitros portugueses nomeados pelas respetivas federações internacionais, e ainda de número superior ao de qualquer outro país. Jorge Salcedo desempenhará as funções de delegado técnico. Será a sua quarta presença em Jogos Olímpicos. Participou nos de 2000, 2004 e 2008 e apenas razões de natureza familiar o impediram de estar nos Jogos de 2012.

José Dias, na qualidade de juiz internacional de marcha, atuará nas três provas desta disciplina. Registou presenças nos Jogos de 2004 e de 2008. Samuel Lopes, do painel de oficiais técnicos internacionais, participará nos Jogos pela segunda vez na carreira, depois de já ter estado nos de 2008. Chefiou a delegação do atletismo português nos Jogos de 2012. Luís Figueiredo, que se estreará em Jogos Olímpicos, vai ser o juiz-chefe de partidas, com um momento de especial relevância para a muito aguardada final masculina dos 100 metros.

Na canoagem, Hugo Gomes marcará a estreia de um árbitro português num evento olímpico dessa modalidade. Note-se que o chefe de missão para o Rio 2016 é o antigo atleta olímpico da canoagem José Garcia.

No ciclismo, Paula Martins vai registar a estreia neste evento, nomeada pela UCI para o colégio de comissários.

Nos desportos equestres estrear-se-ão os oficiais José Ricardo Lupi, que exercerá as funções de delegado técnico do concurso completo de equitação, e Maria Cristina Silva, na qualidade de assistente de chefe de pista nos saltos de obstáculos.

Na ginástica, conta-se com a presença de Liliana Rodrigues, que registará a segunda presença nuns Jogos, e Álvaro Sousa, ambos juízes internacionais de ginástica artística, e ainda de Catarina Leandro, juíza internacional de ginástica rítmica, todos nomeados pela Federação Internacional de Ginástica.

No golfe, que regressa aos Jogos Olímpicos depois de uma ausência de 112 anos, a modalidade contará com a presença do árbitro do painel internacional João Paulo Pinto.

No taekwondo, o árbitro internacional José Luís Sousa intervirá no evento, ele que também é  presidente da Federação Portuguesa daquela modalidade de artes marciais.

No ténis, Miguel Leal estreia-se. Mariana Alves e Carlos Ramos participam pela segunda vez, depois da presença nos Jogos de 2012, sendo que este último é o único árbitro na história do ténis mundial a ter atuado em seis finais de torneios do Grand Slam e ainda numa final dos Jogos Olímpicos – no caso, os de Londres.

No ténis de mesa, o árbitro internacional Carlos Silva vai integrar a equipa de arbitragem da modalidade, o que acontece pela primeira vez em eventos olímpicos.