sexta-feira, 29 de julho de 2016

Andrés Chocho (Equador) - Porta-bandeira nos Jogos Olímpicos

Andrés Chocho. Foto: Andes
O marchador Andrés Chocho, de 32 anos, será o porta-bandeira da delegação do Equador na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Chocho, natural de Cuenca, foi eleito, em 2015, o melhor atleta equatoriano. Recordista sul-americano dos 20 e 50 km marcha, vai participar nas duas distâncias nos Jogos. Medalha de ouro nos 50 km marcha dos Jogos Pan-americanos, oitavo classificado nesta distância nos mundiais de Pequim de 2015, será a sua terceira participação olímpica depois de Pequim (2008) e Londres (2012).

A 12 de abril deste ano participou em Rio Maior no Challenge da IAAF, onde se classificou em 3.º lugar na prova dos 20 km. A 7 de maio, em Roma, no Mundial de Seleções, foi sexto nos 20 km, com o Equador a obter uma histórica medalha de bronze por equipas. É treinador da sua companheira, a marchadora brasileira Érica Sena.

Ainda não são muitos os Comités Olímpicos Nacionais que anunciaram os seus porta-bandeiras. Portugal escolheu o velejador João Rodrigues, de 44 anos, o atleta português com mais participações olímpicas e um dos poucos no mundo a participar em sete edições dos Jogos. 

A Espanha designou o tenista Rafael Nadal, medalha de ouro nos Jogos de 2008, a Itália a sua nadadora Federica Pellegrini, medalha de ouro nos Jogos de 2004 e 2008, e a Argentina o basquetebolista da NBA (Toronto Raptors) Luis Alberto Scola, medalha de ouro nos Jogos de 2004 e de bronze nos Jogos de 2008.

O Brasil anunciará a sua escolha a apenas alguns dias do início dos Jogos. O atleta designado terá de ser um campeão olímpico.