sexta-feira, 15 de julho de 2016

ATLETAS COM FUTURO – PAULO MARTINS

Paulo Martins. Foto: O Marchador
Paulo Jorge Abalada Martins nasceu em Lisboa, a 15 de janeiro de 1999. Representa o Sporting Clube de Portugal e é treinado por Nuno Santos.

Este ano, nos 10.000 m marcha, Paulo Martins obteve os mínimos (48.00,00) para os Campeonatos da Europa de Juvenis (Sub-18), que terão lugar em Tbilisi, na Geórgia. Em 15 de junho, após as provas do meeting Vítor Tavares, disputado na pista de atletismo de Faro, o atleta sportinguista realizou a sua melhor marca pessoal com o tempo de 47.02,18. 

Na Batalha, em fevereiro deste ano, sagrou-se campeão de Portugal nos 10 km marcha com o tempo de 47.35. Note-se, também, que o jovem marchador já em Rio Maior, no Grande Prémio Internacional, estivera muito perto do mínimo ao terminar a prova no tempo de 48.01. Mas a sua grande marca, que acabou por ser invalidada pela FPA devido a razões de natureza regulamentar, foi obtida em Vendas Novas, em junho, quando fez 45.56,90.

Como foi o teu percurso na marcha atlética? Os momentos mais positivos?

Comecei o meu percurso no Centro de Atletismo das Galinheiras, foi lá que nasci para a disciplina e alcancei os meus primeiros resultados como atleta. Agora estou no Sporting CP e sinto que estou a fazer um bom trabalho, tendo como momento mais positivo o Campeonato Nacional da Batalha, onde fui Campeão Nacional de Juvenis na distância de 10 km.

Será a primeira vez que vais participar numa competição internacional representando a seleção nacional. Que perspetivas?

Sim, será a minha primeira internacionalização e as minhas perspetivas passam por tentar bater o meu recorde pessoal. É para o recorde pessoal que trabalhamos (atleta e treinador).

Que atletas mais admiras e constituem para ti um exemplo?

Miguel Ángel López admiro bastante. Mas também os irmãos Vieira, Miguel Carvalho, entre muitos outros...

Que ambicionas no futuro?

Gostaria muito de ser atleta olímpico um dia e mostrar ao meu país que a marcha atlética tem valor.