quarta-feira, 27 de julho de 2016

Erick Barrondo (Guatemala) - Porta-bandeira nos Jogos Olímpicos

Erick Bernarbé Barrondo.
Foto no twitter do próprio
O marchador Erick Bernarbé Barrondo García, de 25 anos, medalha de prata nos 20 km dos Jogos Olímpicos de Londres, foi o eleito pelo Comité Olímpico Guatemalteco para porta-bandeira da delegação da Guatemala na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Barrondo, natural da aldeia de Chiyuc, em San Cristóbal, em Alta Vera Paz, no interior da Guatemala, detém o recorde da América nos 50 km marcha, com o tempo 3.41.09. Em Toronto, nos Campeonatos Pan-americanos de 2015, conquistou a medalha de prata.

Herói nacional da Guatemala, Barrondo, que é treinado pelo polaco Bohdan Bulakowski, provavelmente competirá no Rio de Janeiro nas duas distâncias, 20 e 50 km marcha.

Em 1996, nos Jogos de Atlanta, outro marchador recebera a honra de transportar a bandeira da Guatemala: Júlio Martínez, que chegou a estabelecer um recorde mundial na prova de 20 km marcha, sendo destaque no nosso número impresso de “O Marchador”, na edição de julho de 1998, quando o atleta participou em Lisboa, nos Campeonatos Ibero-americanos de Atletismo.