sábado, 9 de julho de 2016

Viseu vai receber os nacionais de juniores

Foto de Magali Duarte e postal de Jorge Braga da Costa
«Largo da Sé». Montagem: O Marchador
O Estádio do Fontelo será palco, este fim-de-semana, dos Campeonatos Nacionais de Juniores de pista ao ar livre, que constituirão a última oportunidade para os atletas realizarem mínimos para os Mundiais da categoria em Bydgoszcz, na Polónia, em meados deste mês, seleção que será divulgada a 12.

No sábado, a fechar o programa de competições, pelas 19.35 horas, serão realizadas as provas de marcha, nas distâncias de 10.000 m, os masculinos nas pistas 1 a 3, e os femininos nas pistas 6 a 8, reservando-se a zona do secretariado da marcha, nas pistas 4 e 5 para a colocação da área reservada ao «Pit Lane» (a cerca de 80 metros da meta), que será aplicado pela terceira vez este ano em provas da FPA, depois do Olímpico Jovem (Abrantes) e dos Nacionais de Juvenis (Lagoa).

Os mínimos de acesso são bem acessíveis, com 57.00,00 para os masculinos e 1.06.00,00 para os femininos.

No setor feminino inscreverem-se 13 atletas, sendo que Carolina Costa, do Clube Oriental de Pechão, é a principal favorita e a única atleta que se apresenta, à partida do evento, com mínimos para os mundiais de juniores, 50.58,00, realizados a 9 de abril, em Rio Maior. Outra das atletas que, em teoria, poderia conseguir os mínimos para os mundiais é a juvenil Inês Reis, que ultimamente tem evoluído bastante e está a apenas 21 segundos da marca exigida (51.00,00). É sabido que, apesar de inscrita, não poderá participar na prova dada a proximidade da data dos nacionais para a dos europeus de juvenis e, ainda que participasse, pelos atuais critérios da FPA, estaria impedida de aceder aos mundiais da categoria superior.

No setor masculino, com 14 atletas inscritos, o principal favorito, em teoria, é o açoriano Pedro Amaral (Juventude Ilha Verde), que está creditado com a marca de 45.59,87, realizada nos Nacionais de Sub-23 de 2015, em Pombal, onde foi medalha de bronze. Recorde-se que o mínimo para os Mundiais de Juniores é de 44.20,00. Certamente, e apesar de inscritos para a prova, registar-se-á a ausência dos juvenis Rodrigo Marques e Paulo Martins, motivadas pelas razões já apontadas no anterior parágrafo.

Mara Ribeiro e Miguel Carvalho, este ano na categoria Sub-23, venceram os campeonatos de 2015. Os recordes nacionais da categoria estão na posse de Susana Feitor, com o tempo de 45.17,7 (Lisboa-1994), e de João Vieira, com a marca de 41.21,31 (Braga-1995).

A equipa de juízes especialistas de marcha nomeada para Viseu é constituída por Joaquim Graça (Juiz-chefe), Vasco Guedes, Luís Dias, Argentina Cordeiro, Américo Brito e José Guerra.

A listagem de inscritos pode ser consultada aqui.