segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Marchadores preparam-se para as competições de inverno

Por norma, as primeiras provas da temporada de marcha atlética estão reservadas às organizações de clubes com tradições na especialidade e que, com o apoio autárquico e de entidades particulares levam a efeito as léguas ou grandes prémios, eventos destinados a atletas de todos os escalões etários, desde os benjamins aos veteranos.

A época que se avizinha mantém esses padrões e há, pelo menos, três competições agendadas para o corrente ano, informação que os organizadores nos fizeram chegar, uma para cada um dos próximos três meses e em três distritos diferentes: Lisboa, Leiria e Algarve.

A 22 de outubro terá lugar em Santo António dos Cavaleiros (Loures), no Parque da Cidade, a 13.ª Légua, competição disputada num circuito de 500 metros e com distâncias que variam, consoante o escalão etário, entre os 500 e os 5.000 metros. De registar a simpática iniciativa do clube organizador da competição (Grupo Desportivo de São Domingos), em homenagear, como é de tradição há vários anos, uma figura da marcha em cerimónia que terá lugar após as competições, e aquando da entrega de prémios aos melhor classificados (atletas e clubes). Regulamento disponível na secção «Docs».

A 5 de novembro a vila beiroa de Alvaiázere, a “Capital do chícharo”, vai receber a 15.ª edição da légua local (18.º Grande Prémio), também num circuito de 500 metros, junto à Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira. Os prémios serão entregues na referida escola, por ocasião de um beberete que a organização oferecerá aos participantes. A iniciativa, como sempre, é promovida pelo Grupo de Amigos de Casais do Vento.

A 25 de fevereiro/2017 será a vez de Tunes (Algarve) receber a segunda edição do Grande Prémio de Marcha Atlética, que terá lugar na Rua 1.º de Maio, junto à sede do clube organizador, o Atletis – Clube de Atletismo de Tunes. A fim de melhor se controlarem resultados e tempos, face ao esperado grande número de concorrentes, a avaliar pelo sucedido na primeira edição, os atletas transportarão chips. O circuito terá um perímetro de 500 metros, fator comum ao das duas provas atrás citadas, não faltando o tradicional beberete. O Algarve foi a região do país que registou, em 2016, o maior número de atletas em competições da especialidade.

Uma palavra de especial apreço para os organizadores, Joaquim Leitão (Loures), António Gonçalves (Alvaiázere) e Hélder Bacalhau (Tunes), dirigentes, treinadores e entusiastas da modalidade, cujos contributos colocados à causa, em prol da juventude, é de realçar. O seu caráter, perseverança, inconformismo e disponibilidade são, igualmente, denominadores comuns que importa, também, aqui registar.

Por fim, há a lamentar que uma das mais prestigiadas provas do calendário nacional, o Grande Prémio das Galinheiras, organizado pelo Centro de Atletismo das Galinheiras, e sempre com altíssimos índices de participação, não se realize este ano pondo, assim, fim a uma iniciativa que iria entrar na sua 24.ª edição. Numa primeira fase, a prova disputou-se nas principais artérias da vila e, nos últimos anos, na pista da Alta de Lisboa. José Henriques, o seu carismático presidente e que, enquanto treinador, descobriu jovens talentos para a especialidade, já teve ocasião de explanar, na sua página do Facebook, as razões que ditaram a sua extinção.

Ficam recordações de grandes momentos vividos, no plano social e desportivo, deste e de outros eventos que, no passado longínquo ou próximo, proporcionaram resultados de inegável classe aos nossos melhores marchadores: Urgeiriça, Gaia, Montijo, Setúbal, Grândola...  

Nota de alteração: GP Tunes (Algarve) inicialmente previsto para 10 Dez. 2016, está agendado provisoriamente para 25 Fev. 2017.