sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Quase três centenas de atletas inscritos para St.º António dos Cavaleiros/Loures

O troféu do 1.º lugar colectivo e o cartaz do evento.
Imagens: GDS Domingos. Montagem: O Marchador
Perto de 300 atletas fizeram chegar à organização da 13.ª Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros, que amanhã terá lugar em Loures, o seu propósito de participar no evento, o que representa um número absolutamente invulgar para este género de provas.

As competições, as primeiras após o período de defeso, serão organizadas pelo Grupo Desportivo de São Domingos e contarão com o apoio da Câmara Municipal de Loures, das Juntas de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros e de Loures, e ainda do comércio local, decorrendo num circuito em estrada com um perímetro de 500 metros, situado na Avenida das Palmeiras, no Parque da Cidade, em Loures.

O programa inicia-se pelas 14.45 horas e contempla provas para todos os escalões etários, de benjamins a veteranos, masculinos e femininos, em distâncias curtas. Os benjamins (1 km) serão os primeiros a competir, seguindo-se os infantis (2 km) às 15.00 h, os iniciados (2 km) às 15.20 h, os juvenis (3 km) às 15.40 h, os veteranos, com 3 escalões (3 km) às 16.05 h e, finalmente, os juniores e seniores (5 km) às 16.40 h.

A organização vai homenagear Alexandra Lamas, uma atleta de referência internacional no panorama do atletismo master. Em campeonatos europeus e mundiais de masters (Budapeste, Torun, Esmirna) obteve, por várias vezes, a medalha de ouro nas provas de marcha em que participou. A atleta que desabrochou para a especialidade em Coimbra e representa atualmente o GDP Chão Duro é a 14.ª figura desportiva a merecer da direção do GD São Domingos uma distinção especial e de alcance nacional, isto depois dos ilustres José Pinto, Sofia Avoila, José Urbano, Luís Dias, Ana Cabecinha, Vera Santos, Jorge Costa, Susana Feitor, João Vieira, Kristina Saltanovic, Pedro Martins, Maria Orlete Mendes e Pedro Isidro.

As cerimónias de homenagem, e de premiação, com a entrega de troféus e medalhas aos primeiros classificados, vão ter lugar após o jantar que gentilmente o clube organizador, presidido por Joaquim Leitão, oferecerá aos participantes. Leitão que, justamente, foi homenageado no ano passado, na Sertã, por ocasião do 20.º aniversário da coletividade, na sequência de um extraordinário trabalho que desenvolveu e tem levado a efeito, conjuntamente com a sua equipa de trabalho, em prol do desporto e dos jovens atletas da região.

A lista de inscritos e o regulamento do evento podem ser consultados aqui.