sábado, 5 de novembro de 2016

Alvaiázere - Grande Prémio/Légua de Marcha

A comitiva do Grupo de Amigos Casais dos Ventos que participou
na primeira prova da temporada em Loures. Foto: GACV
Montagem: O Marchador
A vila beiroa de Alvaiázere vai acolher, no dia de hoje, o 17.º Grande Prémio de Marcha Atlética de Alvaiázere (15.ª edição da já tradicional légua local), iniciativa que, uma vez mais, é organizada pelo jornal «O Alvaiazerense» e pelo Grupo de Amigos de Casais do Vento. O evento realiza-se junto à Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira e conta com o apoio logístico de professores da referida instituição de ensino que de forma voluntária e apaixonada empenham-se na preparação do beberete, tradição mantida ao longo dos anos e que decorre nas instalações da escola onde também aí terão lugar as cerimónias de premiação.

As provas serão disputadas num circuito de 500 metros e terão início às 15h00, com a realização das competições masculina e feminina de 1 km para benjamins. A série seguinte de partidas, quinze minutos depois, inclui a prova de 2 km para infantis e iniciados e do desporto especial. Pelas 15h50 será a vez de partirem as atletas juniores, seniores e veteranas para a prova da légua. O último tiro está marcado para as 16h30, quando saírem os participantes nas provas masculinas de juniores, seniores e veteranos, na distância de 5 km.

António Gonçalves, treinador de jovens marchadores e o principal responsável do evento, teve as dificuldades do costume em colocar na estrada o evento nesta zona do interior do país. De qualquer modo, a realização da competição assume contornos muito positivos para o desenvolvimento da marcha atlética no distrito de Leiria. O jornal "O Alvaiazerense" é um esteio fundamental para a concretização da iniciativa que conta ainda com um importante apoio financeiro de um benemérito da região, que deseja manter o anonimato.

Estão inscritos 131 atletas, número que está de acordo com a média das últimas competições levadas a efeito na região. Os clubes são 23 e oriundos de 9 distritos do país. Na edição de 2015, Sérgio Vieira e Mariana Mota triunfaram nas principais competições.