domingo, 6 de novembro de 2016

Caio Bonfim no Campeonato do Distrito Federal, em Brasília

Liliane Barbosa (64), Elianay Barbosa (65), Caio Bonfim (67),
Maxi Santos (68) e Luan Santos (66). Em cima, aspecto da
assistência reconhecendo-se o treinador João Sena.
Fotos: João Sena. Montagem: O Marchador
Caio Bonfim participou no Campeonato de Adultos do Distrito Federal, em Brasília, competição realizada na pista de atletismo do Centro Integrado de Educação Física – CIEF, e que integrou a distância de 20.000 metros marcha terminando, naturalmente, vencedor com a marca de 1.30,4 (registo indicado na lista oficial de resultados), com tempos de passagem, aos 5 km em 22.22,5, aos 10 km em 44.36,6, e aos 15.000 m em 1.07.14,8. Na segunda posição classificou-se Luan Ricardo Santos, com 1.35,1, tendo desistido Maxi Batista Santos.

Na prova feminina, também na distância de 20.000 m, Elianay Santana Barbosa, que em finais de setembro participou no Tour da China, em Suzhou, Xangai, foi a primeira com a marca de 1.45,3, seguida de Liliane Priscila Barbosa, com 1.54,2.

Caio, o melhor marchador masculino brasileiro de todos os tempos, que se classificou no 4.º lugar da prova dos 20 km marcha dos Jogos do Rio de Janeiro, a apenas 5 segundos da medalha de bronze, e com um novo recorde brasileiro na distância, está a iniciar a preparação para uma nova época que, espera-se, seja outra vez de grande nível, numa caminhada que o levará aos mundiais de Londres, em agosto de 2017.

E importa, aqui, referir o papel determinante do seu treinador João Sena, que em conjunto com Gianetti Bonfim (oito vezes campeão brasileira), seus pais, têm desenvolvido um trabalho de grande qualidade técnica, aliado ao apoio que é dado pela Confederação Brasileira de Atletismo e pelo Comité Olímpico Brasileiro, com os resultados de altíssimo nível que Caio Bonfim tem alcançado ultimamente nas grandes competições internacionais.

João Sena é atualmente o coordenador de atletismo do Futuro Campeão no Centro Olímpico e Paralímpico de Sobradinho, um programa patrocinado pela Secretaria do Desporto, Turismo e Lazer do Distrito Federal e que conta com o apoio na gestão pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand. Desempenha, ainda, as funções de treinador e dirigente do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO), que esteve representado com quatro dos cinco atletas da marcha, nos campeonatos de Brasília.