sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Certificação de juízes de marcha para o painel de grau A

Participantes na certificação de 2011.
Montagem: O Marchador
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo vai levar a efeito, no dia de amanhã (sábado, 19/11), uma acção de certificação com vista à constituição do novo painel nacional de juízes especialistas do Grau A para os próximos quatro anos.

A actividade terá lugar em Linda-a-Velha (sede da FPA) e contemplará exames escritos e orais bem como a realização de testes com base em visualizações de imagens em vídeo e ainda de testes práticos (Jamor), com a participação de atletas especialistas de marcha atlética.

As anteriores certificações para o Grau A do painel nacional, o mais elevado na estrutura da arbitragem para este setor, tiveram lugar em 1991, 1995 e 1998 (Lisboa), em 2003 e 2007 (Rio Maior), e em 2011 (Lisboa).

O primeiro painel, de 10 elementos, foi constituído em 1990, e integraram-no os juízes de Lisboa: Ana Toureiro, José Baptista, José Dias, Luís Dias e Paulo Alves, do Porto: André Brito, José Luís Ribeiro e Luís Viana, de Setúbal: José Ganso, e de Viseu: Carlos Albano. Na primeira certificação levada a efeito (1991) completaram o painel os juízes Manuel Almeida (Porto) e Samuel Lopes (Setúbal).

Atualmente o painel nacional de Grau A é integrado por 25 elementos, incluindo os cinco juízes do painel internacional de especialistas da IAAF, José Dias e Joaquim Graça (nível III), Ana Toureiro, José Ganso e Vasco Guedes (nível II).