quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Francisco Assis, um dos primeiros treinadores de marcha atlética

Francisco Assis (793), um dos primeiros treinadores de marcha, a
disputar os Campeonatos de Lisboa (corrida), no Jamor, em 1977.
Foto extraída da secção «galerias» do site Endurance
(endurance1963.weebly.com)
Há pouco mais de 40 anos, na antiga pista de atletismo do Sport Lisboa e Benfica, a especialidade da marcha atlética marcava um dos três primeiros pólos de lançamento da atividade no país, formando-se então as primeiras Comissões Regionais de Marcha, em Lisboa. Viseu com Carlos Albano e o Magoito com o francês Raymond Ismal, e depois alargado a outras zonas do distrito de Lisboa, com Aires Denis, foram os outros dois pólos iniciais.

A então chamada Direcção-Geral dos Desportos colocou na pista do SLB um monitor desportivo que promovia a realização de atividades viradas para todas as especialidades do atletismo, uma delas a desconhecida disciplina da marcha atlética, convidando os jovens a experimentá-la.

O seu nome era Francisco Assis que, aproveitando a realização do Torneio dos Bairros, competição destinada à captação de jovens atletas, propôs que a marcha atlética fosse integrada no programa do evento surgindo, logo aí, um conjunto de marchadores com boas potencialidades.

Por essa via, o clube das águias tornava-se no principal ponto de referência da especialidade no país, não só porque viria a ser um dos maiores clubes em termos de quantidade de especialistas como, fruto do trabalho desenvolvido, daria alguns dos melhores especialistas portugueses nas décadas de oitenta e noventa.

Francisco Assis, que entretanto assumiu funções de treinador de atletismo do Benfica, entrava dessa forma na história da marcha atlética em Portugal, figurando como um dos mais importantes dinamizadores da especialidade no nosso país.