sábado, 28 de janeiro de 2017

Campeonatos Nacionais Sub-20, em Braga (pista coberta)

Fotos: AA Braga. Montagem: O Marchador
O Pavilhão Multiusos de Braga acolherá este fim-de-semana, o Campeonato Nacional de Sub-20 (Juniores), em pista coberta, com as provas de marcha a terem lugar na jornada de hoje (sábado), os 5.000 metros masculinos, marcados para as 16.45 horas, e os 3.000 metros femininos, com o tiro de partida a ser dado às 18.00 horas.

Apesar dos acessíveis mínimos de participação (25.00,00, no setor masculino, e 16.30,00, no setor feminino), apenas 16 especialistas de marcha (8 em cada uma das provas) fizeram a sua inscrição, o que deverá merecer profunda reflexão da parte do setor técnico da FPA e, especialmente, do responsável técnico da especialidade sobre o que não está a ser feito em prol da mais que desejável melhoria qualitativa dos jovens neste escalão etário. Note-se que, excetuando as provas do pentatlo feminino (5 atletas) e do heptatlo masculino (7), todas as outras apresentam números superiores às das provas de marcha.

No setor masculino, o sportinguista Paulo Martins (medalha de bronze em 2016) assume-se como natural favorito face à marca com que se apresenta na prova da légua – 21.50,00, estabelecida a 21 deste mês, em Pombal ainda que tenham uma palavra a dizer Rodrigo Marques (CO Pechão), vice-campeão no ano passado. Igualmente a ter em conta os Sub-18 que recentemente obtiveram mínimos para os mundiais da categoria de pista ao ar livre, Daniel Gouveia (CA Seia) e Rúben Santos (CF Oliveira do Douro).

No setor feminino, Carolina Costa (CO Pechão) com 14.12,25, e Inês Reis (CCD Leões da Floresta), com 13.52,94, ambas com recordes pessoais obtidos no fim-de-semana passado, no decorrer da fase de apuramento dos Campeonatos de Clubes de pista coberta, posicionam-se para discutir o título nacional. Em 2016 a primeira sagrou-se campeã e a segunda foi vice-campeã.

Os recordes nacionais permanecem inalteráveis há 23 anos, e são pertença de Susana Feitor, com 12.21,7, e João Vieira, com 20.22,4, tempos obtidos no Pavilhão Multiusos de Braga, em 19 de fevereiro de 1994, quando aí tiveram lugar os campeonatos absolutos de pista coberta.

Os juízes de marcha que atuarão na competição, em que será implementada, pela primeira vez em Portugal no âmbito de campeonatos nacionais “indoor”, o sistema do “Pit Lane”, são os seguintes: José Dias, do painel da IAAF (juiz-chefe), Albertino Saramago e Rui Durão, do painel nacional A, e André Brito, José Guerra e José Pereira, do painel nacional B.

A lista de inscritos por prova pode ser consultada aqui.