quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Pedro Martins com 8 títulos nacionais nos 50 km marcha

Pedro Martins. Foto: Daniel Augusto
Montagem: O Marchador
Uma das grandes figuras da marcha atlética portuguesa na disciplina olímpica dos 50 km marcha é Pedro Martins, o atleta que mais títulos nacionais ostenta na distância. Bem como o maior numero de marcas abaixo de 4h00’00 (11), Representa o Centro de Atletismo de Seia (Guarda) desde 2000.

Em 31 edições dos Campeonatos de Portugal de 50 km marcha, que teve a jornada inaugural em Lisboa, no ano de 1985, com a vitória de José Pinto, do Clube de Futebol “Os Belenenses”, interrompida em 2016, numa decisão infeliz e, de certo modo, inusitada, o atleta de Seia alardeou a sua superioridade no período temporal de 1998 a 2003, conquistando então 6 títulos consecutivos. Em 2005 e 2015, sagrar-se-ia, de novo, campeão nacional.

Pedro Martins foi atleta internacional por 27 vezes, destacando-se as presenças nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e de Atenas, em 2004. Com um recorde pessoal de 3.55.29 (12.º lugar), obtido na Taça do Mundo de Naumburg (Alemanha), em 2004, há a destacar, especialmente, a sua contribuição para a conquista da medalha de bronze de Portugal nos 50 km marcha da Taça da Europa, disputada em Cheboksary (Rússia), onde foi o melhor representante luso com o 10.º Lugar.

Que memórias desse evento, que ficou gravado nas páginas douradas do atletismo português?

Sem dúvida, a multidão a assistir e a incentivar os atletas que durante 4 horas e tal, por ali marcharam e depois na entrega de medalhas, que ainda me pareciam em maior número.

Outra memória que guardo foi o facto de a organização pensar que, por ter acompanhado o 1.º classificado durante a sua última volta ao circuito, ia a discutir a vitória do evento, quando ainda me faltava 1 volta.

De que modo foste influenciado para a prática da marcha atlética?

Já fazia marcha esporadicamente nos treinos, especialmente no final da época, preparando os nacionais do INATEL.

Quando desisti na minha 5.ª maratona de corrida, resolvi dedicar-me exclusivamente à marcha. Para isto foi importante o conterrâneo Albertino Quinaz que vivia em Lisboa e que conhecia muito bem o José Urbano e o Luís Dias, e que tive a sorte de ser encaminhado logo para os “Melhores” do panorama nacional da Marcha Atlética.

Das tuas quase meia centena de provas de 50 km realizadas, destacas alguma que te tenha marcado de forma especial?

A 1.ª, Aveiro, por ser o 1.º Título Nacional e por ninguém estar a contar/acreditar com tamanha audácia minha de querer chegar ao fim, depois de saberem o quão pouco tinha treinado para a distância.

A última, em Castelo Branco por ser 10 anos depois do último título, por ser perto da Guarda, por nem eu à partida saber que estaria na meta, pois estava com uma gripe que se arrastava já há 2 semanas e pouco consegui treinar para a referida competição.

Claro, Naumburg 2004 também foi marcante, pois consegui recorde pessoal e mínimos olímpicos, numas condições atmosféricas adversas de muito calor, especialmente a partir da 2.ª metade da prova, onde muita gente não conseguiu concluir.

Que objetivos para os Campeonatos de Portugal (Porto de Mós), tu que és o atual campeão nacional (2015), este ano com dois títulos em disputa (35 e 50 km)?

Objectivos, objectivos…

Ora se pedi para me fazerem inscrição nas duas distâncias (penso ser condição necessária, bem como pagar as duas taxas), é ser campeão nacional nas duas (gargalhada). É pena não atribuírem logo o título de 20 km e 10.000 na passagem. Ficava o assunto resolvido…

Agora a sério, quero agradecer ao treinador Jorge Miguel por ter pedido a distância de 50 km Marcha para femininos por intenção de participação da atleta treinada por ele, Inês Henriques, pois sem isso duvido que os 50 km voltassem ao panorama dos Campeonatos Nacionais 2017.

Depois, ajudar a equipa do CAS colectivamente para uma classificação honrosa nos campeonatos.

O blogue «O Marchador» aproveita a oportunidade para felicitar Pedro Martins pelo aniversário de hoje, em que completa 49 primaveras.