segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

No aniversário de Lamberto Vacchi

Lamberto Vacchi em L'Hospitalet-1999.
Foto: arquivo O Marchador
Um dos mais destacados juízes internacionais de todos os tempos, o italiano Lamberto Vacchi, cumpre hoje mais um aniversário, pelo qual a equipa do blogue «O Marchador» lhe envia uma forte saudação de respeito e amizade.

Juiz internacional de marcha por um longo período e com uma ligação ao atletismo por mais de 40 anos, iniciou-se na carreira desportiva em 1969, Interveio em dois Jogos Olímpicos (Atlanta’1996 e Sydney2000) e em cinco campeonatos mundiais de atletismo bem como em várias competições continentais.

Em Sydney foi nomeado juiz-chefe das competições de marcha e protagonista involuntário das peripécias (problemas de ordem logística, entre outros) ocorridas nas duas provas de 20 km marcha onde foi o porta-voz dos juízes tendo tido a necessidade de desclassificar (por via do recebimento de três notas de desclassificação) a italiana Elisabetta Perrone, primeiro, e a australiana Saville, depois, já na entrada para o estádio, esta com contornos mais mediáticos perante uma assistência de muito milhares de espetadores no estádio e milhões assistindo pela TV. Depois destes Jogos a IAAF implementou uma série de medidas que têm ajudado ao crescente prestígio da marcha atlética.

Vacchi, nascido em 1940, desempenhou um importantíssimo papel na área da gestão desportiva, foi presidente do Conselho de Arbitragem da FIDAL, foi preletor e formador de juízes italianos, colaborando assiduamente com a equipa diretiva do atletismo de Bolonha. Ele próprio integrou a equipa de formadores e examinadores de juízes internacionais de marcha.

Foi distinguido pelo CONI (Comité Olímpico Nacional Italiano) em 1984 (Estrela de bronze ao mérito desportivo), em 1988 (Estrela de prata), e em 2001 (Estrela de ouro) por propostas da FIDAL (Federação Italiana de Atletismo) e do CONI de Bolonha, em reconhecimento pelos seus extraordinários desempenhos no plano nacional e internacional. Incutiu a prática desportiva aos seus próprios filhos, Claudia, mais ligada à área dos desportos aquáticos e ainda no triatlo, e Sebastiano, na corrida, no ciclismo e no esqui nórdico, com sucessos assinaláveis.

Foi um dos percursores da ideia do estabelecimento de uma penalização de tempo para os mais jovens atletas em provas de marcha atlética, isto durante a sua intervenção numa convenção de arbitragem, realizada em 1992, o agora chamado “Pit Lane” que nos últimos anos a IAAF implementou nas provas de Sub-18 e Sub-20.

Bem haja e «auguri» amigo Lamberto!